Por Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com ... ver mais

Caetano Veloso se ambienta no rolê carioca do trio Os Garotin em 'Nossa resenha'

Amostra inicial do primeiro álbum autoral do jovem grupo fluminense, cria de São Gonçalo, o single mistura com charme o suingue brasileiro com a música negra norte-americana.


Capa do single 'Nossa resenha', do trio Os Garotin com Caetano Veloso — Foto: Fernando Young (Caetano Veloso) e Bruno Machado (Os Garotin) / Montagem de Divulgação

Resenha de single

Título: Nossa resenha

Artistas: Os Garotin com participação de Caetano Veloso

Compositores: Anchietx, Cupertino e Thomas Meira

Edição: MangoMusik

Cotação: ★ ★ ★ ★ 1/2

Antenado, Caetano Veloso sempre esteve atento aos sinais de novidade da música brasileira, em comportamento afinado com a inquietude artística do cantor, compositor e músico baiano. Até por isso soa extremamente natural a participação do artista em Nossa resenha, single que o trio fluminense Os Garotin lança na sexta-feira, 12 de janeiro, abrindo alas para o primeiro álbum do grupo formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino. O disco reúne 12 faixas e tem lançamento previsto para este primeiro semestre de 2024.

Caetano – que chegou a recomendar publicamente o primeiro EP do trio, Os Garotin session (2023), lançado em agosto do ano passado – está inteiramente ambientado no clima carioca de Nossa resenha, composição de Anchietx, Cupertino e Thomas Meira.

Nossa resenha exibe o D.N.A. do trio de São Gonçalo (RJ), cujo som jovial é resultado de mix do sotaque de gêneros da black music norte-americana – notadamente o soul e o R&B – com o suingue brasileiro, evocando o samba na cadência própria do trio.

Tudo isso está junto e misturado com charme e com apelo pop em Nossa resenha, fonograma formatado com arranjo e produção musical de Julio Raposo (teclados, baixo, violão e programação), Dudu Klapan (programação) e Cupertino (programação).

A letra de Nossa resenha é convite afetuoso para rolê romântico “a pé, de van ou de metrô” pelo Rio de Janeiro (RJ), cidade do Leme, da Penha e da Lapa que abriga o Circo Voador, onde sempre tem show de Mart'nália em janeiro, como enfatiza estrofe da música. “Tem fevereiro, tem beleza / Funk e simpatia / Tem tradição no Carnaval / Tem sangue bom na avenida”, elencam Os Garotin em outros versos de Nossa resenha com a cumplicidade afetuosa de Caetano Veloso.

O convite para o rolê carioca com esse trio é sedutor, inclusive pela presença do sempre antenado Caetano, ícone que representa a MPB nessas andanças com Os Garotin.