O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (11) e demonstrou bom humor e descontração, já depois do anúncio de que passaria por um novo procedimento na quinta-feira (12).
Um tom bastante diferente do semblante carregado da última segunda (9), enquanto Lula ainda enfrentava fortes dores de cabeça durante as agendas no Planalto.
Camarotti: Ministro Rui Costa conversou pelo telefone com Lula e presidente fez brincadeiras e estava bem humorado
O presidente foi internado na última segunda-feira após dias de incômodo, e passou por uma cirurgia para retirar um coágulo formado na região da cabeça. O quadro se formou em decorrência da queda sofrida por ele no Palácio da Alvorada, em outubro.
Nesta quarta, a equipe médica informou que Lula passará nesta quinta (12) por um procedimento pós-cirúrgico complementar ao realizado no início da semana, para evitar novos sangramentos, e permanecerá internado por mais alguns dias.
No telefonema, o presidente perguntou sobre como estava a votação do pacote fiscal no Congresso Nacional. De forma humorada, o ministro da Casa Civil respondeu, rindo: "Presidente, o senhor é meu chefe, se quiser falar de futebol... filme, eu converso com o senhor. Mas, de trabalho, não. Não vou despachar com o senhor agora".
Foi então que o presidente perguntou: "Você assistiu a goleada que sofreu o Botafogo?".
"Não consegui, presidente, trabalhando muito por aqui", respondeu Rui.
O time carioca foi eliminado nas quartas de final da Copa Intercontinental, nesta quarta, após perder por 3 a 0 contra o Pachuca, do México.
O presidente disse que estava acompanhando o noticiário, e ouviu do ministro: "Pare de assistir televisão, veja filmes, presidente", em tom informal.
Rui Costa ligou para a médica do presidente, a infectologista Ana Helena Germoglio, para entender melhor como funcionará o novo procedimento no presidente, anunciado nesta quarta.
Em Brasília, o anúncio causou surpresa, inclusive, dentro do governo. Mas, Rui foi informado que o próprio presidente já sabia, desde o momento em que fez a cirurgia, que a realização desse segundo procedimento era uma possibilidade.
Na sequência, a própria primeira-dama, Janja da Silva, telefonou para Rui Costa e passou a ligação para Lula.