Depois de alguns meses envolvidos em um embate nos bastidores da Câmara, os deputados Arthur Lira (Progressistas-AL) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) passaram a ensaiar uma reaproximação.
Os dois devem jantar juntos nesta sexta-feira (7) a fim de acertar o que eles chamam de "pauta produtiva" para os próximos meses.
Arthur Lira é líder do Progressistas e conduziu a aproximação do chamado Centrão com o governo no momento em que o Executivo pretendia minar o poder político de Maia.
Nos últimos três meses, Arthur Lira circulou com desenvoltura pelo Palácio do Planalto, negociou a nomeação de aliados para cargos no governo e deixou de lado Rodrigo Maia, que, até então, era quem liderava a maioria dos deputados do Centrão.
Lira tentava construir a candidatura à presidência da Câmara independentemente das articulações de Maia. Por sua vez, Maia, segundo interlocutores, tem outras preferências, como Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB) ou Baleia Rossi (MDB-SP).
Inicialmente, o presidente Bolsonaro fez movimentos para isolar Maia e para interferir pessoalmente na sucessão para a presidência da Câmara.
Nos últimos dias, porém, foi aconselhado por assessores a se distanciar da discussão. Ou seja, não mais ser um patrocinador da candidatura de Lira, pelo menos neste momento, faltando mais de cinco meses para a eleição.
É neste cenário que Lira considera que o melhor caminho, agora, é star próximo ao presidente da Câmara para influir na definição da pauta de votações neste período que antecede a campanha municipal.