Abuso: Fernanda foi estuprada aos 17, ficou grávida e abusador foi absolvido; relembre o caso contado em podcast

Episódio final do podcast mostra o desfecho da história de Fernanda, estuprada aos 17 anos. Podcast Abuso parte do relato dela para contar outros casos de violência sexual.

Por g1


O podcast Abuso conta a história de Fernanda - vítima de abuso aos 17 anos. Nesta quinta-feira (25) o sexto e último episódio é publicado. Relembre a história até o penúltimo episódio:

Fernanda foi estuprada quando voltava de bicicleta para sua casa, aos 17 anos. Ao anunciar um assalto, o criminoso disse que nada aconteceria, a levou para uma casa abandonada e cometeu o estupro.

As 24 horas depois do crime foram uma continuidade do terror do momento do abuso. Com a mesma roupa que vestia quando foi atacada, peregrinou por delegacia, IML e hospital, contando e recontando em detalhes o que tinha sofrido. Depois, precisou ainda lidar com as reações de seus familiares quando souberam do estupro.

Passado um mês do crime, Fernanda tentava retomar sua rotina, quando recebeu a notícia de que estava grávida do homem que a abusou. Se viu diante de um novo dilema: decidir se seguiria com a gravidez ou realizaria um aborto legal.

Em 2004, ano em que Fernanda foi estuprada, o Ministério da Saúde estabeleceu que vítimas de estupro poderiam solicitar, em uma unidade de saúde, um aborto legal, desde que apresentassem uma cópia do registro policial.

A situação só piorava, e ficou ainda mais grave quando Fernanda recebeu uma ligação, dias depois de descobrir a gravidez. Era o homem que a tinha atacado. Em tom de ameaça, ele disse para ela não desligar o telefone, que sabia onde ela morava e que iria matar toda a sua família.

Em choque, Fernanda e seus pais correram para a delegacia para processar o abusador. Durante o processo judicial, Fernanda prestou dois depoimentos. Foi o suficiente para a juíza cristalizar a ideia que absolveu o estuprador. Uma ideia cuja argumentação é, no mínimo, contraditória.

O sexto episódio de Abuso traz o último capítulo da história da Fernanda. Dez ano depois de ter sido estuprada, em 2014, uma nova decisão mudou a sua vida.

Este episódio também revela detalhes do que passaram Pilar, abusada por um homem em um dos pontos mais movimentados do metrô de São Paulo, e a própria Ana Paula Araújo, outra vítima de assédio em transporte público.

O podcast Abuso parte do relato de Fernanda para narrar outros casos de violência sexual contra mulheres.

Abuso está disponível no Globoplay, no g1 e na Deezer. A jornalista Ana Paula Araújo mergulhou neste tema para publicar o livro "Abuso: A cultura do estupro no Brasil" (Globo Livros), que ganha sua versão em podcast, com seis episódios, publicados sempre às quintas-feiras.

Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida.

Produzido pelo Jornalismo da Globo, o podcast tem roteiro da Rádio Novelo.

Abuso — Foto: Arte/g1