Desde que chegou ao poder, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem assinado decretos para ampliar o acesso a armas de fogo. Ele já falou, em várias ocasiões, sobre o desejo de ver toda a população armada. No novo podcast do G1 "À Mão Armada", a repórter Sônia Bridi investiga as motivações e as consequências dessa política armamentista.
No segundo de cinco episódios, Sônia responde a pergunta: a política armamentista de Bolsonaro pode tornar crimes como o massacre de Suzano mais frequentes e mais mortais?
Em 13 de março de 2019, dois adolescentes entraram na Escola Estadual Raul Brasil e atiraram contra alunos, professores e funcionários. Para entender os fatores que levaram à tragédia, Sônia conversou com alunos, professores e responsáveis pela investigação do massacre.
Os assassinos usaram uma arma de fogo e uma machadinha. Depois de matar oito pessoas, o mais novo matou o mais velho e, depois, cometeu suicídio. A arma calibre 38 e as munições usadas foram compradas pela internet, dois anos antes do crime.
O episódio mostra que hoje o acesso a pistolas está facilitado e, como, caso a arma usada no crime fosse esta, a tragédia de Suzano teria sido ainda maior.
Nos próximos episódios, o podcast relembrará casos emblemáticos de violência que comoveram o Brasil para mostrar que o que o presidente assina, ou manda assinar, pode resultar em morte.
"À Mão Armada" é uma série original do Globoplay, uma produção do jornalismo da Globo com coprodução da Pipoca Sound. Os episódios vão ser publicados sempre aos domingos.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado