Presépio em Teresina reúne magia do Natal e cultura regional; em uma das menores avenidas
O presépio construído na escadaria da igreja São Benedito, no centro de Teresina, reuniu a magia do Natal e a cultura regional nordestina. A obra está localizada em uma das menores avenidas do mundo, av. Antônio Freire, com 200 metros de extensão.
"Nós utilizamos o paredão da igreja como cenário de fundo para um presépio. Optamos por um presépio baseado em cordel, em figuras regionais, remetendo ao nosso estado e o nosso Nordeste. O presépio da escadaria foi montado com quatro patamares", explica o arquiteto Paulo Vasconcelos, idealizador do projeto.
Conforme Paulo, o presépio busca incluir a cultura nordestina em meio às tradições religiosas. Os quatro patamares da obra estão divididos da seguinte forma:
- No primeiro patamar, o mais alto, fica o arcanjo (anjo da mais alta ordem na hierarquia celeste);
- Na sequência está a sagrada família, Maria, José e o menino Jesus na manjedoura;
- O terceiro patamar é onde fica os reis. Além dos Três Reis Magos (estrangeiros que visitam Jesus após seu nascimento levando presentes), há também os reis da cultura nordestina. O Bumba Meu Boi, o Rei do Baião Luiz Gonzaga e uma mulher negra que homenageia a artesã Raimundinha, do Polo Cerâmico da capital, e todas as mulheres negras do estado;
- O quarto e último patamar é do povo. A base do presépio é composta por pastores, pescadores, quebradoras de coco, vaqueiros e figuras populares.
"Nós retratamos um presépio buscando incluir nele a nossa gente e a nossa cultura. O presépio é complementado por elementos da nossa vegetação, desde mandacaru, xique-xiques, até as carnaubeiras. O presépio tem uma variação cromática em tons terra, variando do tom mais marrom até os tons mais esverdeados", explica o arquiteto.
O local onde o presépio foi montado também conta uma história. A avenida Antonino Freire é considerada uma das menores do mundo. Ela faz a ligação entre a igreja São Benedito e a Praça Pedro II, que são dois patrimônios históricos de Teresina e importantes pontos turísticos.
Na caracterização dos personagens, o arquiteto contou com Andrei Nunes e Cacau Ribeiro. Os dois possuem uma empresa que trabalha com artes "inspiradas na xilografia, na literatura de cordel, na arte armorial", segundo Andrei.
Elementos que compõem o presépio
O presépio é repleto de simbolismos que enriquecem a representação do nascimento de Jesus. Maria de Nazaré, símbolo de pureza e aceitação divina, compartilha o cenário com São José, figura de responsabilidade e cuidado. O Menino Jesus, coração do presépio, personifica a encarnação de Deus com amor e humildade.
O Anjo, mensageiro divino, anuncia com alegria a Boa Nova do nascimento. Os pastores, representando a simplicidade, são os primeiros a testemunhar o evento. Animais como o burro e o boi simbolizam a presença humilde no estábulo de Belém.
A estrela, guia dos Magos, irradia a luz divina que conduz à manjedoura. Os Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - representam a busca pela verdade e sabedoria, trazendo ofertas simbólicas: ouro para a realeza, incenso para a divindade e mirra para a imortalidade de Jesus.
Formato e pintura das peças remete a desenhos de xilogravura de cordel, comum no Nordeste
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X