Mudanças no trânsito: Entre as medidas, mais ônibus e faixa exclusivas para táxis e motos
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (16), o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou uma série de medidas para melhorar a mobilidade urbana na capital. Entre as ações estão a liberação de faixas exclusivas para motos e táxis, instalação de câmeras inteligentes, revitalização de paradas de ônibus e alterações na sinalização semafórica.
De acordo com dados apresentados por Silvio Mendes, até outubro de 2024 foram registrados 3.013 acidentes de trânsito com danos materiais, 870 com vítimas e 46 com mortes em Teresina.
O prefeito eleito destacou que as medidas começam a valer a partir de 2 de janeiro de 2025, mesmo que algumas ações dependem de regulamentação.
“A burocracia é menos importante, mas já fica autorizado. É a nossa palavra. A partir do dia 2 de janeiro”, diz.
Ele também reforçou a importância de corrigir possíveis falhas. “O que não dá certo, a gente trabalha em conjunto e procura uma solução que seja viável. Se as medidas não funcionarem, vamos corrigir”, garantiu.
Veja as medidas anunciadas:
1.Faixas exclusivas de ônibus
- Serão liberadas para motos e táxis, independentemente de estarem ocupados.
- O uso por carros de aplicativos dependerá de regulamentação pela Câmara Municipal.
- Carros comuns poderão acessar as faixas exclusivamente antes de realizar conversões.
2.Sinalização noturna
- Das 23h às 5h, semáforos em cruzamentos sinalizados funcionarão no modo amarelo piscante, e não haverá aplicação de multas. No entanto, os motoristas deverão respeitar os limites de velocidade.
3.Ciclovias
- As faixas destinadas aos ciclistas permanecerão exclusivas até as 21h. Após esse horário, será permitido o estacionamento de veículos nesses espaços.
4.Infraestrutura
- Uma nova licitação será realizada para modernizar as 590 paradas de ônibus da cidade, garantindo proteção contra chuva e sol.
- Haverá licitação para instalação de placas de identificação de ruas e avenidas.
5.Tecnologia e monitoramento
- Serão instaladas 489 câmeras de monitoramento do trânsito, que também poderão ajustar o tempo dos semáforos conforme o fluxo de veículos.
- A implantação de sinalizações de “onda verde” facilitará o deslocamento mais rápido.
6.Parcerias com instituições de segurança
- A prefeitura trabalhará em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil para prevenir e reprimir crimes relacionados ao trânsito.
7.Apoio em acidentes
- A população deve acionar a STRANS pelo número 118 em casos de acidentes sem vítimas, e a Delegacia de Acidentes ou SAMU pelo número 192 em ocorrências com feridos.
Transporte coletivo
Acerca do transporte coletivo, o prefeito eleito anunciou que uma reunião com empresas de ônibus será realizada nesta terça-feira (17) para discutir a retomada integral do serviço à população e o aprimoramento do plano diretor de transporte coletivo.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X