MP recomenda que Prefeitura de Teresina suspenda concurso da Semec e revogue nomeação

A recomendação se refere ao concurso correspondente ao Edital Nº 01 da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que busca preencher 281 vagas para técnicos administrativos.

Por g1 PI


Semec abre mais de 6 mil vagas para maternal I e II em Teresina — Foto: Ascom PMT

O Ministério Público do Piauí publicou uma recomendação para que a Prefeitura de Teresina suspenda o concurso correspondente ao Edital Nº 01 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), e que não façam nomeações de aprovados.

O concurso busca preencher 281 vagas para técnicos administrativos. Segundo o MP, foram encontradas suspeitas de irregularidades na divulgação dos aprovados, que precisam ser sanadas antes que ele continue, e que elas sejam publicizadas. Para o MP, não está claro qual o critério adotado para a composição da lista de aprovados (leia mais abaixo).

O g1 entrou em contato com a Semec, que informou que está ciente da recomendação do Ministério Público e que já notificou o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pelo concurso, para os devidos atendimentos.

As recomendações são documentos emitidos pelos membros do Ministério Público a órgãos públicos para que cumpram dispositivos constitucionais ou legais. As recomendações servem para chamar a atenção dos órgãos sobre normas, para que essas questões sejam sanadas, e assim se evite que o assunto seja judicializado.

O documento recomenda ainda que seja revogado imediatamente ou tornado sem efeito o edital de retificação de homologação do resultado final do concurso, que foi publicada na sexta-feira (5) no Diário Oficial do Município, com os nomes dos aprovados.

O MP recomenda ainda que a prefeitura divulgue imediatamente o resultado definitivo da prova discursiva de acordo com a pontuação obtida por cada candidato em ordem decrescente (da maior à menor pontuação), por cargo/área e modalidade de concorrência.

Também deve ser esclarecido e publicado, nos respectivos sites, qual critério adotado para classificação dos candidatos para a prova de títulos: se foi a nota obtida na prova objetiva somada com a nota obtida na prova discursiva ou se apenas a nota obtida na prova discursiva.

O Concurso nº 01

A recomendação do MP se refere ao Edital nº 01/2024, do concurso para preencher técnicos administrativos de auxiliares educacionais, bibliotecários, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, cientistas sociais, analistas jurídicos, administradores, engenheiros, arquitetos e analistas de sistemas.

  • 160 vagas para o cargo de auxiliar educacional, técnico administrativo de nível médio;
  • 121 vagas para cargos técnicos administrativo de nível superior.

Para técnicos administrativos, a prova aconteceu no dia 28 de abril.

Leia abaixo a nota da Semec sobre a recomendação:

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está ciente da Recomendação do Ministério Público do Piauí (MPPI) e ressalta que já notificou o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para os devidos atendimentos.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Semec, esclarece que todo o processo está em conformidade com a transparência, com divulgação de tudo o que é informado pelo Idecan nos sites institucionais ( já seguindo a data limite imposta pela Lei Eleitoral) e junto aos meios de comunicação e Diário Oficial do Município de Teresina.

Assessoria de Comunicação/Semec

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube