Auxiliar administrativa faz Enem aos 44 anos após dedicar a vida à mãe com Alzheimer e esquizofrenia

A mãe faleceu há três anos e, só agora, ela decidiu tentar o ensino superior. Motivada, Máxima pensa em cursar administração, área em que já atua, e disse ter sido incentivada pela filha e colegas de trabalho.

Por Sthefany Prado*, g1 PI


Auxiliar administrativa faz Enem aos 44 anos após dedicar a vida aos cuidados da mãe com Alzheimer e esquizofrenia — Foto: Sthefany Prado/g1

Máxima Morais da Silva está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez aos 44 anos. Dedicada ao trabalho e ao cuidado integral de sua mãe, que faleceu em 2021, aos 79 anos, a mulher revelou que o tempo para pensar nos estudos só surgiu agora.

“Na minha adolescência eu não tive tempo para pensar tanto nos estudos, pelo trabalho e também porque cuidava dos meus pais", disse.

"Nos últimos tempos, eu e minha filha cuidamos da minha mãe, que tinha Alzheimer, esquizofrenia e câncer na medula. Ela morreu há três anos, e aí só depois de tudo pensei no Enem”, completou.

Motivada, Máxima pensa em cursar administração, área em que já atua em uma escola na capital. A mulher disse ter sido incentivada pela filha e professores da unidade escolar.

"Meu incentivo é o meu trabalho. Quero dar essa continuidade e vou até o fim. Tive muito apoio da minha filha, que já está fazendo administração. Os meus colegas de trabalho, professores e os gestores da escola também me incentivaram muito a tomar essa decisão. Espero que dê certo”, completou a auxiliar administrativa.

Ela disse que encontrava tempo em intervalos do trabalho e em casa para se preparar para o Exame.

Leia também

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube