Estradas de Pernambuco têm vários pontos de bloqueio devido a alagamentos e deslizamento de barreiras

Moradores de Goiana, na Mata Norte, relataram dificuldades de sair de casa. Na BR-101, apenas veículos de grande porte conseguiam passar no sentido Recife, perto da divisa com a Paraíba.

Por Katherine Coutinho e Márcio Bonfim, g1 PE e TV Globo


Moradores de Goiana enfrentam dificuldades para sair de casa; estradas ficam alagadas

Rodovias federais e estaduais que cortam o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco têm trechos bloqueados neste domingo (29) devido às fortes chuvas, que já deixaram mais de 30 mortos no estado. Em Goiana, na Zona da Mata Norte, moradores relataram dificuldade de sair de casa por conta do rio que corta a cidade que transbordou e dos alagamentos (veja vídeo acima).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há interdições parciais e totais causadas por alagamentos e também por quedas de barreiras tanto na BR-101, quanto na BR-232 (confira detalhes mais abaixo).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas, que vale até este domingo (29).

Rio transbordou e causou alagamento na BR-101, na altura de Goiana, na Zona da Mata, neste domingo (29) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Confira os trechos com alagamentos e bloqueios:

BR-408

  • Quilômetro 38, em Aliança, no sentido interior: interdição parcial devido à queda de barreira.

BR-101

  • Quilômetro 6, em Goiana: alagado, mas trânsito fluindo nos dois sentidos;
  • Quilômetro 83, Jaboatão dos Guararapes: totalmente interditada devido a alagamentos nos dois sentidos.

BR-232

  • Entre os quilômetros 15 e 23, entre Jaboatão dos Guararapes e Moreno, no sentido Recife: há deslizamentos de barreira, mas os veículos estão passando pelo local.
  • Quilômetros 14, 18 e 28, entre Jaboatão dos Guararapes e Moreno, no sentido interior, há deslizamento de barreira, mas os veículos estão passando pelo local.

Estradas estaduais:

  • PE-27, quilômetro 3,5, em Aldeia, Camaragibe: estrada interditada parcialmente por causa de deslizamento de barreira.
  • PE-60, entre os quilômetros 50 e 70: tráfego em meia pista por causa de alagamentos.
  • PE-72, no quilômetro 7, em Tamandaré: deslizamento de barreira próximo a ponte sobre o Rio Ariquindá, tráfego apenas em meia pista.
  • PE-40, em Chã de Alegria: pista está interditada parcialmente por causa de deslizamentos.
  • Quilômetro seis, da estrada vicinal Mussurepe, em Paudalho: ponte sobre o Rio Capibaribe foi arrastada pela correnteza.
  • PE-63 , quilômetro 24, em Amaraji, na área urbana: risco de deslizamento de pista (lado direito), interditada parcialmente.
  • PE-177, próximo ao entroncamento com a BR-104, perto de Quipapá: deslizamento de barreira, sem impacto no tráfego.

Na BR-101, na altura da Guabiraba, sentido Ceasa, duas árvores caíram sobre a pista, mas foram retiradas — Foto: PRF/Divulgação

VÍDEOS: Chuva provoca deslizamentos e enchentes no Grande Recife