O risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas continua alto para Pernambuco até domingo (29), alertou o Instituto Nacional de Meteorologia Inmet neste sábado (28).
O Recife está sob alerta de grande perigo, de acordo com o Inmet, até a manhã de domingo (10). A região metropolitana da capital deve receber mais de 60 milímetros de chuva por hora nesse período, com mais de 100 milímetros por dia.
O mesmo é esperado para partes do Agreste, da Zona da Mata e do Planalto da Borborema.
O Inmet orienta que as pessoas desliguem aparelhos elétricos, quadros gerais de energia, observem alterações em encostas e fiquem em locais abrigados.
Em caso de inundações, a orientação do Instituto é que os moradores protejam os pertences em sacos plásticos e busquem mais informações com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Uma parte do estado (veja abaixo) tem alerta de perigo, mas não tão alto quanto a capital: algumas cidades do agreste, sertão e Borborema devem receber de 30 a 60 milímetros de chuva por hora, com 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.
Outras regiões pernambucanas – o sertão e a região do São Francisco, parte do Borborema e do Agreste (veja imagem) – têm alerta de perigo potencial, com chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Existe risco, mas baixo, de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Mesmo com o baixo risco, o Inmet orienta evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações em encostas e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.