Em 2024, o Praia Limpa completa 25 anos levando conscientização ambiental à orla do Recife e incentivando os frequentadores a não deixar lixo na praia. O lançamento de mais uma edição do projeto, com a presença do prefeito João Campos, ocorreu em janeiro nas praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na capital pernambucana. O Praia Limpa é uma iniciativa da Globo e conta com apoio da Prefeitura de Recife.
O prefeito cumprimentou os 50 monitores que iniciavam o trabalho, uma jornada que seguirá até 7 de abril, e também cumpriu a função: distribuiu sacolas de papel, pulseirinhas de identificação e deu orientações sobre a importância de não deixar resíduos na areia.
“É aquela boa ação que faz bem à alma, à cidade. Quando você lança todo ano dá aquele sentimento de ânimo e esperança. Todo ano tem a mesma alegria e sensação de estar cuidando da cidade. E a praia é o espaço mais democrático da nossa cidade”, disse João Campos.
Ao abordar os veranistas, o prefeito explicou o projeto e convocou todo mundo a participar ao entoar o refrão da vinheta da campanha exibida na TV Globo. Um convite que vale para moradores e visitantes.
“Além da ação concreta com limpeza, a gente tem uma ação educativa muito forte. Essas duas frentes abertas garantem o sucesso que é a campanha. Nada dura 25 anos se não for um sucesso”, destacou.
O pequeno Rafael Magalhães Figueroa, 9 anos, estava com o pai, o publicitário Jerônimo Figueroa, de 43, quando foi surpreendido pelo prefeito, que o presenteou com uma pulseira de identificação: “Muito inesperado”, resumiu o menino.
Para o pai, também significou a tranquilidade de saber que o filho está mais seguro – na pulseirinha, são colocados dados dos responsáveis, como nome e telefone. A cor também tinha um significado: cada área da praia é sinalizada por bandeiras com cores diferentes. Assim, se uma criança com uma pulseira amarela, como a usada por Rafael, estiver na área azul, fica mais fácil e rápido identificar de onde ela veio.
“Eu já me perdi aqui na praia quando era criança e, como não tinha nada parecido, vários adultos saíram procurando meus pais”, relembra Jerônimo, contando ter se tornado um cidadão mais consciente nos últimos anos, também com o propósito de deixar bons exemplos para o menino.
Distribuição de 200 mil sacolas de papel
Centenas de frequentadores acompanharam o primeiro dia de Praia Limpa. Foi só o começo: a campanha prevê distribuir 18 mil sacolas de papel por domingo, totalizando mais de 200 mil, uma missão que a monitora Larissa Dias, 26 anos, cumpre com prazer.
Moradora do bairro Jordão Baixo e estudante de Biomedicina, a jovem lembra de quando estava do outro lado. Ela conta que ia à praia de Boa Viagem com a mãe e, além de se sentir mais segura com a pulseira, voltava para casa com boas lições de educação ambiental. Ao passar orientações, ela torce para que o efeito seja o mesmo e, especialmente, que as pessoas pratiquem o que é recomendado, tornando o cuidado um hábito.
“A gente explica que é importante manter a praia limpa, ter bons modos, cuidar, respeitar o lugar onde a gente está”, afirma, lembrando que cada um pode levar a própria sacola, recolher o lixo e descartar em um dos contêineres da Emlurb espalhados ao longo do calçadão.
Criar essa consciência tem sido um dos legados do projeto. Coordenador operacional, Edilberto Barbosa Lorenzato, 58 anos, foi monitor na edição número 1 e desde então não deixou mais o Praia Limpa. Beto guarda com carinho a primeira camiseta e muitas lembranças que ajudam a contar a evolução.
“As pessoas escutam a vinheta do Praia Limpa e já ficam atentas. Hoje em dia, os banhistas estão jogando (o lixo) no saquinho, fazendo como tem que ser, a coisa está mudando. Não é fácil mudar a consciência das pessoas, mas aqui o resultado tem sido extraordinário”, avalia, exaltando a seriedade da iniciativa.
O trabalho de conscientização também passa pelos barraqueiros que atuam na orla – são 476 barracas nos oito quilômetros de orla. Considerando uma média de cinco funcionários por barraca, são mais de 2 mil pessoas unidas ao propósito do Praia Limpa.
“Nosso papel também é fazer o projeto funcionar ”, explica o presidente da Associação dos Barraqueiros da Orla de Boa Viagem, Severino da Silva Duda, 46 anos, mais conhecido como Biu do Gelo.
Como as ações são sempre aos domingos, eles também ficam com materiais nas barracas para que possam fazer a distribuição durante a semana.
Agenda
Os monitores voltam às areias em pelo menos mais 10 domingos. Confira as datas das próximas ações:
Janeiro: 28
Fevereiro: 4, 18 e 25
Março: 3, 10, 17, 24
Abril: 7
Vai curtir Recife? Seja parte do projeto Praia Limpa. Cuidar da praia é uma tarefa para todos.