Sistema integrado avança em Santarém: 74% das vagas para 2025 já preenchidas

Para os pais que encontram dificuldades em encontrar vagas na unidade desejada, Semed orienta que busquem escolas próximas à residência.

Por Gleilson Nascimento, g1 Santarém e Região — PA


Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed) — Foto: Gleilson Nascimento / g1 Santarém

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém está avançando com a gestão educacional digitalizada, facilitada pelo Sistema de Gestão Escolar implantado ano passado. A pré-matrícula para o ano letivo de 2025, disponível até o dia 31 de dezembro, já atingiu 74,68% de preenchimento das 3.850 vagas ofertadas para educação infantil.

A técnica pedagógica Rosana Fernandes enfatiza a importância de não deixar a inscrição para a última hora, evitando congestionamentos no sistema devido ao aumento de acessos durante o período de festas de fim de ano.

"O processo é simples, rápido e pode ser realizado por celular, notebook ou computador. Basta ter o CPF da criança, que é obrigatório", explicou.

Para os pais que encontram dificuldades em encontrar vagas na unidade desejada, Rosana orienta que busquem escolas próximas à residência. Caso não haja disponibilidade, as equipes da Semed serão acionadas para direcionar os alunos a outras unidades próximas.

Lançado oficialmente em novembro de 2023, o sistema conta com 21 módulos, incluindo, gerenciamento da secretaria escolar, reconhecimento facial dos alunos, matrícula escolar, alimentação escolar, transporte e logística, censo escolar, portal do aluno, aplicativo mobile.

Entre os destaques do sistema está o reconhecimento facial, que automatiza a frequência escolar, envia alertas aos responsáveis em caso de ausência dos alunos e integra informações ao programa Bolsa Família. Essa funcionalidade também otimiza a gestão da merenda escolar, reduzindo desperdícios e economizando recursos.

O aplicativo Educa+ permite que professores lancem notas e frequência e que pais acompanhem o desempenho escolar dos filhos em tempo real.

Atualmente, 439 escolas estão cadastradas no sistema, atendendo cerca de 62 mil alunos e contando com quase 3.400 servidores modulados. O chefe do Núcleo Técnico de Tecnologia da Informação da Semed, Dorvan Paiva Siqueira, destacou o impacto positivo do sistema na gestão educacional.

"Desde o lançamento, tivemos avanços significativos. A integração de alunos, servidores e processos tem melhorado a eficiência e a qualidade do ensino na rede municipal", afirmou.

  • Até 31 de dezembro deste ano: Pré-matrícula para educação infantil, de berçário ao pré-escolar, nas UMEIs e CEMEIs.
  • De 6 a 10 de janeiro de 2025: Pré-matrícula para novos alunos de Pré I, Pré II e 1º ano nas regiões urbana e do planalto.

Os responsáveis devem acessar o site oficial da Secretaria de Educação: https://educacao.santarem.pa.gov.br/pre-matricula.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região