Conheça a história da chef Dayse, conhecida como "Blackinha Confeiteira". Ela aprendeu a cozinhar acompanhando o pai, vendeu doces na rua para pagar cursos de culinária, e atualmente ministra cursos para mulheres que buscam independência financeira.
No É do Pará deste sábado, a chef ensina duas receitas de doces afetivos e bem regionais: um bombom de cupuaçu com castanha e uma madalena de cupuaçu com castanha-do-Pará.
Vamos às receitas:
Aprenda a preparar bombom de cupuaçu com castanha e madalena de cupuaçu com castanha
Ingredientes do bombom de cupuaçu:
- 300g de chocolate meio amargo
- 300g de açúcar cristal
- 200g de doce de cupuaçu
- 200g de brigadeiro branco
- 50g de castanhas-do-Pará
Modo de preparo:
Deixar o chocolate no banho-maria por cerca de 5 a 7 minutos. Despeje nas formas e leve para o congelador, até cristalizar, se formando uma casquinha.
Para o recheio, unte a mão com margarina. Com uma colher de doce de cupuaçu, junte à castanha, e vai para a geladeira.
A segunda camada é feita com o brigadeiro branco, para quebrar a acidez do cupuaçu. Passe o brigadeiro com a castanha no açúcar. Coloque na casca de chocolate ainda na forma e cubra. Agora vai para a geladeira, até tudo firmar.
Ingredientes da madalena de cupuaçu:
- 300g de farinha de trigo
- 300g de manteiga
- 5 ovos
- 200g de açúcar refinado
- 100g de castanhas-do-Pará
- 50ml de calda de cupuaçu
- 50g de castanhas-do-Pará untadas com farinha
Modo de preparo:
Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme. Acrescente os ovos, de um a um, e depois o trigo aos poucos. Usando um saco de confeiteiro para colocar a massa nas forminhas untadas com manteiga e farinha. Uma dica é deixar uma castanha no fundo da forma.
Agora leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC. Para assar leva de 15 a 20 minutos. Depois disso, é só banhar na calda de cupuaçu e mais açúcar cristal.