Macron liga para Putin, pede fim imediato de ataques e ameaça com 'enormes sanções'

Segundo governo francês, Macron fez a ligação após falar com presidente ucraniano e antes de entrar em reunião com outros membros da União Europeia. Kremlin diz que Putin deu 'explicação exaustiva' sobre motivo de invasão.

Por g1


Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron, se encontram em Moscou em 7 de fevereiro de 2022 — Foto: Montagem/g1

O presidente francês Emmanuel Macron ligou nesta quinta-feira (24) para seu homólogo russo, Vladimir Putin, e pediu a interrupção imediata das operações militares na Ucrânia, informou o governo da França em comunicado.

Segundo o governo francês, a ligação de Macron foi feita após uma conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e antes de uma reunião com outros líderes da União Europeia. Macron disse para Putin que ele estava sujeito a "enormes sanções".

Segundo o governo russo, que também divulgou uma nota sobre a ligação, Putin ofereceu uma "exaustiva explicação" sobre as razões que levaram a Rússia iniciar a operação contra a Ucrânia.

Ainda de acordo com a nota russa, os dois concordaram em manter contato.

  • Veja quem é quem no conflito envolvendo Rússia e Ucrânia

Quem é quem no conflito envolvendo Rússia e Ucrânia

Abaixo, nesta reportagem clique em um dos pontos do GUIA BÁSICO DA GUERRA NA UCRÂNIA: