Jiboia de 2,5 metros fica presa ao tentar atravessar cerca em chácara de Chapada dos Guimarães (MT); vídeo

Devido a espessura da cobra, o g1 pediu à biólogos para que analisassem as imagens, afim de descobrir se a jiboia estava esperando filhotes ou tinha acabado de devorar alguma presa.

Por g1 MT


Jiboia de 2,5 metros fica presa ao tentar atravessar cerca em chácara de MT

Uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros, ficou presa ao tentar atravessar uma cerca em uma chácara no Vale do Jamacá, em Chapada dos Guimarães, nesse domingo (22) (assista acima).

Nas imagens, é possível ver o proprietário da chácara, Nilton Lourenço utilizando um alicate para cortar a cerca e ajudar a cobra a atravessar. No entanto, ao invés de seguir em direção à mata, o animal se direcionou ao Nilton, mas nenhum incidente aconteceu.

Apesar do susto, o proprietário conseguiu guiar a cobra até a vegetação com segurança.

Segundo ele, a jiboia estava seguindo pela estrada e ficou entalada quando tentou retornar para a mata. Pela espessura do animal, Nilton disse que a cobra parecia estar grávida ou então, se alimentado recentemente.

O g1 pediu a biólogos para que analisassem as imagens, afim de descobrir se a jiboia estava realmente esperando filhotes ou tinha acabado de devorar alguma presa.

Segundo o biólogo especialista em serpentes, Henrique Abraão, pelas imagens não é possível afirmar que ela está grávida, nem que ela tenha acabado de se alimentar.

"O que é possível afirmar é que ela está muito saudável, bem nutrida, isso não significa que ela tenha comido recentemente", explicou.

Compartilhando da mesma afirmação, o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto trouxe uma curiosidade a respeito da reprodução das jiboias.

"Jiboias não botam ovos, elas parem os filhotes prontos. Parem em média, 25 a 30 filhotes por ano", afirmou.

A espécie

A jiboia é uma espécie que não representa perigo para os humanos — Foto: Willianilson Pessoa

A jiboia é uma espécie que não representa perigo para os humanos. Embora possa ser grande e imponente, ela não é venenosa e tende a evitar o contato com pessoas. Ela mata as presas por constrição, ou seja, apertando elas.

Ambos os biólogos afirmaram que a cobra presente no vídeo é realmente grande. De acordo com Saragiotto, no mundo das cobras, as fêmeas são as maiores.