Nossa equipe foi conhecer o assentamento 72 que fica no município de Ladário, a 420 quilômetros de Campo Grande. Por lá, vivem cerca de 85 famílias que tiram o sustento exclusivamente da agricultura familiar. E pra mostrar o trabalho desses assentados eu contei com a ajuda do nosso repórter cinematográfico Fabiano do Valle. O acesso é pela estrada MS-428.
O mais bacana no trabalho dessas famílias é que eles fazem parte de um projeto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a Embrapa pantanal que estimula o não uso de agrotóxicos nas hortas, o controle de pragar é feito tudo com caldas caseiras que são feitas com outras plantas. E depois os produtos são vendidos na "feira de produtos em transição agro ecológica" que acontece duas vezes por semana.
Conhecemos a propriedade do Rubens Alonso que vive com a esposa, filhos e netos. Todos aqui ajudam no trabalho com a roça. E a plantação da família é bem rica; beterraba, cenoura, tomate, berinjela, alface, nabo. O que impressiona é que é tudo muito fresco, tive a oportunidade de experimentar as verduras em casa e elas são bem mais saborosas. As caldas caseiras são aplicadas de duas a três vezes na semana, isso vai depender da quantidade de lagartas e pulgões.
Outra família que conhecemos e que também segue o mesmo estilo de produção é a do Raimundo, por aqui também é tudo com calda livre de qualquer veneno. E além da horta, eles produzem pães, bolos caseiros e queijos. Alguns ingredientes saem da horta mesmo, esse pão vermelho por exemplo, foi feito com beterraba. A média de preço é de R$10,00 o que agrada bastante os clientes.
Mas, as hortaliças ainda não podem ter o selo de orgânicos, porque os produtores ainda não seguem todo os protocolos de anotações que são exigidos pelo Ministério da Agricultura. É algo que a Embrapa Pantanal e UFMS vem trabalhando muito com esses assentados. Uma das dificuldades por exemplos, é que muitos ainda não sabem nem ler e nem escrever. Daí, o trabalho precisa ser mais extenso, colocar essas pessoas pra estudo pra que futuramente consigam seguir com as anotações.
Acompanhar essas famílias por alguns dias foi realmente gratificante, não só pra parte profissional, mas também para a pessoal. Porque é realmente encantador ver a garra e força de vontade desse povo pantaneiro, é um exemplo de vida. Com toda certeza, será mais uma reportagem que vou me lembrar com muito carinho.
*Repórter Carla Salentim junto com repórter cinematográfico Fabiano do Valle foram até o assentamento 72 em Ladário para fazer uma matéria sobre agricultura familiar para o programa +agroMS, que será exibido neste sábado (19), em homenagem ao Dia da Agricultura, que é comemorado em 17 de outubro.