Luto: morre Joãozinho da Percussão, músico instrumentista de Juiz de Fora

Artista estava internado há uma semana com infecção urinária. Extensa carreira musical teve trabalhos com músicos como Jorge Ben Jor, Baby do Brasil e Chico Buarque.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora


Joãozinho da Percussão — Foto: Funalfa/Reprpodução

Morreu, na noite da sexta-feira (17), aos 84 anos, João Baptista Pereira, o Joãozinho da Percussão, um dos grandes nomes do cenário artístico de Juiz de Fora.

Conforme familiares, o músico estava internado há uma semana para cuidar de uma infecção urinária, que se complicou e evoluiu para um quadro generalizado. Nos últimos anos, foi diagnosticado com Alzheimer e recebia cuidados também para controlar diabetes e hipertensão.

O velório é realizado neste sábado, na capela 1 do Cemitério Municipal, com sepultamento marcado para 15h30.

Joãozinho da Percussão — Foto: Ascom Funalfa/Divulgação

Extensa carreira

Nascido no dia 24 de junho de 1939, e crescido no Bairro São Mateus, Joãozinho da Percussão começou a tocar ainda muito jovem, aos 5 anos. Em sua extensa carreira, acumulou trabalhos com artistas como Jorge Ben Jor, Benito di Paula, Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Chico Buarque.

Também realizou turnês internacionais, como em 2001, quando acompanhou o Coro Mater Verbi pela Europa. Pela América, fez shows nos Estados Unidos, México e Canadá.

Em 2010, sua história de vida e a carreira viraram o filme "João do Ritmo", viabilizado pelo Programa Cultural Murilo Mendes. Em 2019, seus 80 anos de vida foram comemorados no Cine-Theatro Central.

Joãozinho da Percussão completa 80 anos com show no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora

Em 2024, o músico foi novamente homenageado, desta vez pelo bloco carnavalesco Parangolé Valvulado, com o frevo-enredo "África Brasil, Joãozinho o Rei da Percussão”.

Um dia antes do desfile, o quadro "Memória", da TV Integração, relembrou a história do músico juiz-forano. Acompanhe abaixo.

Memória MG: Quadro relembra carreira de Joãozinho da Percussão

Homenagens

Pelas redes sociais, a Funalfa publicou nota de pesar pelo falecimento do instrumentista juiz-forano.

"É com profundo pesar que a Funalfa comunica o falecimento de Joãozinho da Percussão, um dos grandes nomes da música de Juiz de Fora. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que sua memória viva eternamente em nossos corações".

A Prefeitura também lamentou a morte do artista. "Neste momento de dor e consternação, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos".

"Terrível notícia a do falecimento de Joãozinho da Percussão, um emblema de Juiz de Fora. Joãozinho foi um dos maiores instrumentistas do país, integrando grandes grupos musicais, como o de Jorge Ben Jor. Joãozinho é um orgulho da cidade. De alegria e talento inspiradores", postou a prefeita Margarida Salomão.

📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes