Morreu, na noite da sexta-feira (17), aos 84 anos, João Baptista Pereira, o Joãozinho da Percussão, um dos grandes nomes do cenário artístico de Juiz de Fora.
Conforme familiares, o músico estava internado há uma semana para cuidar de uma infecção urinária, que se complicou e evoluiu para um quadro generalizado. Nos últimos anos, foi diagnosticado com Alzheimer e recebia cuidados também para controlar diabetes e hipertensão.
O velório é realizado neste sábado, na capela 1 do Cemitério Municipal, com sepultamento marcado para 15h30.
Extensa carreira
Nascido no dia 24 de junho de 1939, e crescido no Bairro São Mateus, Joãozinho da Percussão começou a tocar ainda muito jovem, aos 5 anos. Em sua extensa carreira, acumulou trabalhos com artistas como Jorge Ben Jor, Benito di Paula, Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Chico Buarque.
Também realizou turnês internacionais, como em 2001, quando acompanhou o Coro Mater Verbi pela Europa. Pela América, fez shows nos Estados Unidos, México e Canadá.
Em 2010, sua história de vida e a carreira viraram o filme "João do Ritmo", viabilizado pelo Programa Cultural Murilo Mendes. Em 2019, seus 80 anos de vida foram comemorados no Cine-Theatro Central.
Joãozinho da Percussão completa 80 anos com show no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora
Em 2024, o músico foi novamente homenageado, desta vez pelo bloco carnavalesco Parangolé Valvulado, com o frevo-enredo "África Brasil, Joãozinho o Rei da Percussão”.
Um dia antes do desfile, o quadro "Memória", da TV Integração, relembrou a história do músico juiz-forano. Acompanhe abaixo.
Memória MG: Quadro relembra carreira de Joãozinho da Percussão
Homenagens
Pelas redes sociais, a Funalfa publicou nota de pesar pelo falecimento do instrumentista juiz-forano.
"É com profundo pesar que a Funalfa comunica o falecimento de Joãozinho da Percussão, um dos grandes nomes da música de Juiz de Fora. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que sua memória viva eternamente em nossos corações".
A Prefeitura também lamentou a morte do artista. "Neste momento de dor e consternação, prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos".
"Terrível notícia a do falecimento de Joãozinho da Percussão, um emblema de Juiz de Fora. Joãozinho foi um dos maiores instrumentistas do país, integrando grandes grupos musicais, como o de Jorge Ben Jor. Joãozinho é um orgulho da cidade. De alegria e talento inspiradores", postou a prefeita Margarida Salomão.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata