Pedra de granito é removida da BR-116 após acidente que deixou 41 mortos

Bloco de granito foi retirado do local do acidente na tarde desta segunda-feira (23). Ao menos três veículos se envolveram na batida na madrugada do último sábado (21) em Teófilo Otoni (MG).

Por Caroline Del Piero, g1 Vales de Minas Gerais


Pedra de granito que causou acidente em Teófilo Otoni é removida do acostamento da BR-116

A pedra de granito que estava na carreta que se envolveu no acidente com 41 mortos na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), foi removida da pista na tarde desta segunda-feira (23). O acidente aconteceu na madrugada do último sábado (21) e envolveu ao menos três veículos: um ônibus, um carro de passeio e a carreta.

A remoção da pedra foi feita em duas etapas. No domingo pela manhã (22), equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil retiraram o bloco de granito, que estava no meio da pista, para o acostamento da via.

A medida foi necessária para liberar parcialmente o trânsito na rodovia, que permaneceu com fluxo controlado no sistema pare e siga até a conclusão dos trabalhos.

Na tarde desta segunda-feira (23), a pedra foi totalmente retirada do local (veja o vídeo acima) e transportada para um local onde será feita a pesagem. A operação mobilizou equipes especializadas e maquinário, e devido ao peso e às dimensões do bloco.

Motorista da carreta de acidente, em Minas Gerais, é procurado pela polícia

As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente, incluindo possíveis ilegalidades no transporte da carga.

Durante a coletiva concedida pela Polícia Civil, na manhã de domingo (22), em Belo Horizonte, o delegado Saulo Castro confirmou que principal linha de investigação da polícia é de que a pedra ultrapassava o peso limite da carreta e se desprendeu, caindo na pista.

"Foi verificado a partir do levantamento das notas fiscais, que ele transportava essa pedra do Ceará até o Espírito Santo. E pela própria nota fiscal, é possível, de uma maneira preliminar, verificar que houve um excesso de peso no transporte dessa pedra", disse o delegado Saulo Castro,

O motorista da carreta, que estava sendo procurado, se entregou à polícia na tarde desta segunda após ter fugido do local do acidente.

Ele estava com a carteira de motorista apreendida há dois anos, segundo informações das forças de segurança de MG. Ele perdeu a habilitação após passar por uma blitz da lei seca em Mantena, no Vale do Rio Doce, em 2022, quando se recusou a fazer o teste do bafômetro. Desde então, ele não tinha mais autorização para dirigir.

Foi constatado pela Polícia Civil que a pedra pesa 31 toneladas — Foto: Thiago Cardoso

LEIA MAIS:

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais