Lucas Lucco pausa a carreira para cuidar da saúde mental: 'Preciso de uns dias em casa até me recuperar'

O cantor, natural de Patrocínio, publicou o comunicado nas redes sociais na noite de quinta-feira (7). Aos 32 anos, ele foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

Por Julia Barduco, g1 Triângulo — Patrocínio


Lucas Lucco em camarote da Sapucaí — Foto: Cristiane Rodrigues/g1

Lucas Lucco anunciou nas redes sociais que vai dar uma pausa na carreira para focar na saúde mental. O cantor de 32 anos, que é natural de Patrocínio, fez o anúncio nas redes sociais na noite de quinta-feira (7). Veja o comunicado na integra mais abaixo.

Lucas relatou que em 2023 teve shows adiados e cancelados devido a crises causadas por Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Ele contou que nos últimos 30 dias só não teve crises devido aos sintomas relacionados ao distúrbio em 3 deles.

O cantor, que já está em tratamento, afirmou que sabe que "irá passar por cima disso", mas precisa se afastar dos compromissos de carreira para se recuperar, pois o TAB limita o cotidiano.

Ele terminou a carta pedindo que as pessoas sejam gentis umas com as outras. Leia a íntegra:

— Foto: Redes Sociais/Reprodução

Apoio dos familiares

No post, familiares e amigos mostraram apoio ao cantor. A mãe dele, Karina Lucco, escreveu: "Queria ter o poder de passar pra mim tudo que está sentindo! Deus vai abençoar! 🙏 Te amo! ❤️"

Marcos Mion, apresentador da TV Globo, apoiou a decisão do ator de focar na saúde. Ele disse: "Irmão, tudo vai ficar bem. Olha pra dentro. A resposta taí. Vc é um ser humano potente, abençoado, iluminado! Quem te ama quer seu bem, foca em você!"

Mariano, colega de Lucas nos palcos de sertanejo, adicionou: "❤️❤️❤️❤️🙏🏼🙏🏼🙏🏼 fica bem meu irmão."

Uma fã disse entender a dor do artista. "Eu sou TAB 1 e te entendo perfeitamente! As pessoas ainda não conhecem bem o Transtorno Afetivo Bipolar, e esse conhecimento deveria caminhar a passos largos pra ajudar em muitos diagnósticos, tratamentos, conduta e contribuir cada vez mais pra diminuição do preconceito! Ser TAB é ser vigilante 24h pra se resguardar e saber identificar os sinais!"

Mas o que é TAB?

De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um transtorno de humor caracterizado pela alternância de episódios de depressão, mania ou hipomania.

É uma doença crônica que acarreta grande sofrimento, afetando negativamente a vida dos doentes em diversas áreas, em especial no trabalho, no lazer e nos relacionamentos interpessoais. O TAB resulta em prejuízo significativo e impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes.

A síndrome maníaca é um componente fundamental para o diagnóstico do TAB. O paciente passa a sentir exaltação do humor, aceleração do pensamento, fuga de ideias e aumento da atividade motora. A intensidade, o tipo e a cronicidade desses sintomas determinam a subdivisão do diagnóstico entre mania ou hipomania. Os episódios depressivos do TAB, em contraste direto com os episódios de mania, são geralmente caracterizados por uma lentificação ou diminuição de quase todos os aspectos de emoção e comportamento: velocidade de pensamento e fala, energia, sexualidade e capacidade de sentir prazer.

LEIA TAMBÉM:

📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas