O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, passou por uma cirurgia para desobstruir uma artéria cerebral após sofrer um AVC Isquêmico no último domingo (22). Ele permanace internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (24), o neurocirurgião, Márcio Nobre, contou que o político chegou ao hospital consciente, apresentando como sintoma uma fraqueza do lado esquerdo do corpo.
“Ele chegou com um quadro neurológico súbito, que é típico de um acidente vascular encefálico. É um déficit neurológico súbito, uma perda de força ou alteração de fala, alteração de visão. Apesar de estar conversando e estar consciente, ele estava com o lado esquerdo fraco, ou seja, estava iniciando um processo de sofrimento cerebral”, explicou.
De acordo com o também neurocirurgião, Luiz Gustavo Biondi, foi preciso fazer o procedimento de trombectomia mecânica para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral.
“É um procedimento via cateterismo. Nós vamos por um acesso intra-arterial e nós acessamos as artérias cerebrais via esse cateterismo. Diante esse procedimento, nós conseguimos observar que havia uma oclusão de um grande vaso da artéria carótida interna direita. Nós conseguimos, através de uma técnica que combina stent e aspiração, retirar o trombo, pelo menos parcialmente da circulação. É um procedimento difícil, mas dificultado pela idade do paciente, pela exposição a esse trombo. Mas, nós conseguimos liberar alguma parte do fluxo obstruído e liberamos grandes vasos para que a circulação voltasse a funcionar, mesmo que em partes, mesmo que parcialmente, nós conseguimos liberar uma grande parte da circulação sanguínea cerebral”, ressaltou.
Médicos explicam o quadro clínico de Humberto Souto, prefeito de Montes Claros
Após o procedimento cirúrgico, Humberto Souto foi intubado e respira com ajuda de aparelhos. Segundo Luiz Gustavo, ainda não há previsão de quando começarão a diminuir a sedação.
"O quadro dele é considerado grave pela grande resposta inflamatória que o cérebro produz após uma isquemia dessa magnitude. Então, manteremos a sedação e observação constante na unidade de terapia intensiva. Nós podemos esperar que nos próximos dias, caso o quadro se mantenha estável, nós podemos sonhar com o desmame da sedação, que é a retirada lenta e gradual da sedação, e assim observarmos a reação dele, se ele tem condições de sair da sedação e, consequentemente, do tubo”, destacou o médico.
Com a relação a possíveis sequelas, Márcio Nobre frizou que elas apenas poderão ser observadas com o passar do tempo.
“Às vezes você desobstrui o vaso, mas todo o tecido cerebral que ficou sem oxigênio, entra em uma fase de isquemia, ele vai inchar e ele vai passar por todo uma evolução, um processo inflamatório para depois estabilizar. E aí você absorve aquelas áreas que estão mais danificadas [...] No momento nós estamos mais preocupados em salvar a vida dele”, encerrou o neurocirurgião.
Também participou da coletiva o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães. Ele, que assumirá o cargo de prefeito a partir de 1º de janeiro, disse estar confiante na recuperação de Humberto.
"Foi um fato que nos deixou muito triste, mas sabemos da sua força, da sua capacidade física, embora com seus 90 anos, e entendemos que, conforme os médicos que estão nos informando, que eles são as pessoas que conhecem o assunto, o prefeito sairá dessa situação com muita força, e assim que desejamos", concluiu.
Guilherme Guimarães, vice-prefeito, comenta sobre o estado de saúde de Humberto Souto
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.