Uma ponte desabou entre os estados do Maranhão e Tocantins, neste domingo (22). O acidente, registrado por testemunhas, ocorreu sobre o Rio Tocantins, na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que uma das pessoas mortas após a queda da ponte era o mototaxista Marçon Gley Ferreira. Segundo o Corpo de Bombeiros, que havia incluído o nome da lista de vítimas, o homem está desaparecido. A informação foi corrigida às 13h50 de segunda-feira, 23 de dezembro de 2024.)
Os bombeiros avaliam, na manhã desta segunda-feira (23), a melhor forma de retomar as buscas pelos desaparecidos, interrompidas devido ao derramamento de ácido sulfúrico de um dos caminhões.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Veja, abaixo, imagens de como era a ponte antes do desabamento e como ficou após o acidente:
O desabamento
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, na tarde deste domingo (22).
Um dos corpos localizado é de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. A jovem aparece em um vídeo passando de moto na ponte segundos antes dela desabar.
LEIA TAMBÉM:
Segundo autoridades, quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas estavam na parte da ponte que caiu.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e passa sobre o rio Tocantins. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. No sábado (21), um morador postou um vídeo na internet denunciando a situação (assista abaixo, na reportagem do Fantástico).
Ponte rodoviária desaba na divisa de Tocantins e Maranhão
Causa do desabamento
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão.
A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.
Rotas alternativas
Para informar a população, a PRF alertou que os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem ao Maranhão:
- Acessar a TO que vai de Darcinópolis a Luzinópolis;
- Chegar na BR-230 e seguir até km 101, na cidade de São Bento;
- Em seguida pegar a direita, sentido Axixá e Imperatriz (MA).
Como segunda opção de rota, a PRF orienta que a partir de Araguaína, o motorista deve seguir sentido os municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz. O percurso deve ser feito por balsa, por isso se torna mais demorado.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder. Assista abaixo:
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda