Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
Dezesseis pessoas continuam desaparecidas após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, no domingo (22). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgadas nesta segunda-feira (23), uma pessoa morreu.
Um dos corpos localizado é de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. Os bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos apenas com botes nesta manhã, sem mergulhadores, devido presença do produto químico nas águas e a preocupação com a segurança das equipes de resgate, já que houve derramamento de ácido sulfúrico de um dos caminhões.
De acordo com o coronel Magnum Coelho, amostras de água foram coletadas para análises químicas, com o objetivo de verificar se os materiais tóxicos ainda estão presentes no rio ou já se dissiparam.
"Precisamos saber a qualidade da água para que nós possamos colocar as nossas equipes de mergulhadores, que já estão aqui. Nós temos mergulhadores, temos equipamentos, embarcações e todo o efetivo está pronto para realizar as buscas e identificar qual vai ser a localização dos veículos e das vítimas que se encontram dentro dos veículos”, disse o coronel.
Pela manhã, o ministro dos Transportes Renan Filho esteve na cidade de Estreito, decretou estado de emergência e disse que irá destinar mais de R$ 100 milhões para garantir a reconstrução imediata da ponte. Renan Filho também disse que foi aberta uma sindicância para avaliar as causas e as responsabilidades do desabamento.
- Mulher que dirigia carreta carregada de ácido sulfúrico é uma das desaparecidas
- Morador gravou vídeo alertando sobre risco de desabamento da ponte um dia antes
- Vereador que gravou exato momento da queda diz que está em choque: 'Sem acreditar'
- Imagens aéreas mostram carro preso em fenda que se abriu após ponte desabar
O desabamento
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, na tarde deste domingo (22). Segundo autoridades, quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas estavam na parte da ponte que caiu.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e passa sobre o rio Tocantins. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. No sábado (21), um morador postou um vídeo na internet denunciando a situação (assista abaixo, na reportagem do Fantástico).
Ponte rodoviária desaba na divisa de Tocantins e Maranhão
Causa do desabamento
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.
A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas.
"Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA", diz o DNIT, em nota.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder. Assista abaixo:
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda