A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou três editais para preenchimento de 149 vagas remanescentes em 16 cursos de graduação, na modalidade presencial, referentes ao segundo semestre de 2024.
Remanescentes são relativas às vagas que se acumularam dentro do próprio curso e podem ser ocupadas por quem estiver interessado, dentro dos critérios, inclusive por quem já possui graduação ou quer transferir o curso de graduação de uma outra instituição, para a UFMA.
A modalidade é diferente das chamadas 'vagas ociosas', quando são preenchidas as vagas que 'sobraram' do último SISU e somente quem fez o ENEM no ano anterior pode participar da seleção.
Vagas
Transferência externa
A Universidade Federal do Maranhão levantou 90 vagas remanescentes, em 16 cursos, na modalidade 'transferência externa', no qual o aluno está matriculado em outra instituição de ensino superior, mas deseja se transferir para a UFMA.
Nesse caso, o curso que o aluno está matriculado precisa ter afinidade com o curso pretendido na UFMA, na mesma área do conhecimento ou em área equivalente.
Transferência interna
Essa modalidade traz as vagas disponíveis para quem está matriculado em um curso na UFMA, mas quer mudar de graduação dentro da instituição. Ao todo, são 30 vagas disponíveis em 12 cursos.
Da mesma forma que na transferência externa, o curso que o aluno está matriculado precisa ter afinidade com o curso pretendido, na mesma área do conhecimento ou em área equivalente.
Admissão de graduado
Essa modalidade é apenas para pessoas que já possuem diploma de curso superior de graduação, porém pretendem obter uma nova graduação dentro da UFMA. São 29 vagas para 11 cursos.
Assim como nas transferências interna e externa, quem deseja participar do seletivo para uma nova graduação precisa já ter diploma em afinidade com o curso pretendido, na mesma área do conhecimento ou em área equivalente.
Como concorrer
As inscrições podem ser feitas pela internet de 24 a 31 de outubro, no site da UFMA destinado para a seleção em cada modalidade.
Para participar da seleção, basta ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das edições de 2010 a 2023, e não ter zerado alguma das áreas do conhecimento da prova, ou a redação. A nota do ENEM será usada como critério de seleção.
Também é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 100, que deve ser pago até o dia 01 de novembro de 2024. No entanto, quem for inscrito no Cadastro Único (CADÚNICO) pode solicitar a isenção da taxa de inscrição nos dias 24 e 25 de outubro, no próprio sistema de inscrição.