Termina na quarta-feira (28) a série do Jornal Nacional "Brasil em Constituição", que mostrou os avanços obtidos com a Carta Magna de 1988 e como esse documento faz diferença na vida dos cidadãos brasileiros. Direito ao voto, equilíbrio entre os Poderes e o futuro da democracia são os temas dos últimos episódios
Na segunda (26), a reportagem vai mostrar que a Constituição estabeleceu que Executivo, Legislativo e Judiciário devem funcionar em harmonia, de maneira que se complementem e se limitem em suas ações.
O voto será o assunto de terça (27): este direito só foi consagrado na Carta, depois de décadas negado a pessoas escravizadas, analfabetos e mulheres. O golpe realizado por Getúlio Vargas e a ditadura militar também interromperam por anos esse processo. O episódio também mostra a evolução do sistema eleitoral brasileiro e a chegada da urna eletrônica.
No último dia da série, na quarta (28), o JN vai abordar as Propostas de Emenda à Constituição (PEC), criadas para acompanhar as transformações da sociedade. Alguns dispositivos, porém, não podem ser modificados: são as chamadas cláusulas pétreas, fundamentais para garantir a manutenção do estado democrático brasileiro.
Veja os bastidores da série do JN 'Brasil em Constituição'