Veja os bastidores da série do JN 'Brasil em Constituição'
Nesta segunda-feira (29), o Jornal Nacional estreia a série "Brasil em Constituição", que vai mostrar, em 23 episódios, os avanços no país desde a promulgação do documento, em 1988. O público vai ver como a Constituição está presente no dia a dia dos cidadãos e como é fundamental para a preservação da democracia. No vídeo acima, você vê os bastidores das gravações.
"Sempre que o Brasil tem eleições presidenciais, o Jornal Nacional apresenta ao público algum projeto especial que faça refletir sobre as necessidades do país, seus desafios, os desejos dos cidadãos brasileiros. Nesta eleição, nós pretendemos fazer com que os brasileiros reflitam sobre a necessidade fundamental de preservar a lei maior do Brasil, que é a Constituição", afirma William Bonner, editor-chefe e apresentador do JN.
"Todos os anos de eleições gerais, procuro ter uma ideia de algum projeto que impacte o Brasil. E pensei que os brasileiros não conhecem exatamente o que é a Constituição, qual a sua importância, como ela surgiu, que direitos ela garante. Então eu fiquei convencido de que a gente deveria fazer um projeto muito atraente em torno da Constituição", explica Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo.
"É um mergulho nos principais pontos da nossa Carta Magna, que ajuda a gente a lembrar e ter a consciência da importância desse grande pacto nacional que todos fizemos", diz a apresentadora e editora executiva do JN, Renata Vasconcellos.
Os episódios vão abordar aspectos da Constituição referentes a temas como saúde, educação, igualdade de gênero, racismo, casamento homoafetivo, meio ambiente, liberdade de expressão e liberdade religiosa, entre outros.
"O foco principal foi ver o quanto a vida das pessoas mudou de 1988 até hoje", comenta Pedro Bassan, que, junto com a também repórter Graziela Azevedo, rodou o Brasil para gravar as entrevistas.
"A beleza da série é que a equipe conseguiu encontrar personagens arrepiantes. Fiquei muito feliz com esse resultado, e posso garantir ao público: separa um lencinho porque vai ter muito choro. É muito emocionante. Tem matéria que eu já vi três vezes e chorei nas três vezes em que eu vi", antecipa Kamel.
"Foram mais de oito meses de muita pesquisa, muito estudo. A gente se preparou muito. Tudo para mim foi muito especial, todas as entrevistas, todas as viagens. Espero que o telespectador perceba esse carinho, esse respeito e essa responsabilidade que a gente teve para lidar com esse assunto tão importante que é a Constituição, que é a democracia no Brasil", conta Graziela.