JN 50 anos: a trajetória dos apresentadores de todos os estados que passaram pela bancada

Em comemoração aos 50 anos do Jornal Nacional, âncoras de todos os estados e do DF se revezam na bancada do telejornal. Neste sábado (30), é a vez da última dupla.

Por Jornal Nacional


Em comemoração aos 50 anos do Jornal Nacional, o "boa noite" do JN teve diferentes sotaques nas noites de sábado. Nas últimas 14 semanas, 28 apresentadores de outros estados e do DF, que comandam telejornais locais, se revezaram na bancada. Neste sábado (30), a dupla Mário Motta (Santa Catarina) e Lidia Pace (Rio Grande do Norte) completa a celebração. Saiba mais sobre a trajetória de todos os jornalistas.

31/08: Márcio Bonfim (Pernambuco) + Cristina Ranzolin (Rio Grande do Sul)

Na comemoração dos 50 anos, o JN recebe os apresentadores do RS e de PE

Márcio Bonfim
Há 13 anos Márcio Bonfim apresenta o NE1, o jornal do meio-dia, na Globo Recife. O jornalista começou a carreira no rádio e depois seguiu para a televisão. Já trabalhou como repórter e apresentador em afiliadas da Globo no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Em 2006, se mudou para Pernambuco e cinco meses depois assumiu a bancada do telejornal.

Cristina Ranzolin
Cristina Ranzolin está à frente do Jornal do Almoço há 23 anos. Natural de Porto Alegre, começou a carreira como repórter esportiva na RBS TV, em 1988. Entre 1993 e 1996 apresentou o Jornal da Globo, por um curto período, e depois ancorou por três anos e meio o Jornal Hoje, ao lado de William Bonner. Na mesma época, chegou a apresentar o RJ1, RJ2 e o Fantástico.

07/09: Ayres Rocha (Acre) + Jéssica Senra (Bahia)

Jéssica Senra, da Bahia, e Ayres Rocha, do Acre, apresentam o JN no sábado (7)

Ayres Rocha
Apresentador do Jornal do Acre 2ª Edição, Ayres Rocha está há 30 anos na Rede Amazônica e no comando do telejornal. Natural de Rio Branco, Ayres é o jornalista de TV há mais tempo no ar em todo o estado do Acre.

Jéssica Senra
Natural de Salvador, Jéssica Senra é apresentadora e editora-executiva do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, há mais de um ano. A jornalista começou a carreira no rádio e depois seguiu para a televisão. Em 2004, Jéssica venceu o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo e Direitos Humanos, outorgado pela OAB-BA.

14/09: Sandro Dalpícolo (Paraná) + Luana Borba (Amazonas)

Luana Borba, do Amazonas, e Sandro Dalpícolo, do Paraná, apresentam o JN no sábado (14)

Sandro Dalpícolo
Natural de Ribeirão Preto, SP, Sandro Dalpícolo trabalha na RPC Curitiba há 34 anos. Como repórter, participou várias vezes do Globo Repórter. Em 2010, lançou um livro sobre a história da TV no estado do Paraná, 'Uma Nova Luz na Sala - A História da TV Paranaense’. Em 2011, passou a ser editor-chefe e âncora do Boa Noite Paraná.

Luana Borba
Apresentadora do Jornal do Amazonas 1ª Edição desde 2017, Luana Borba nasceu em Recife e já atuou na TV Verde Mares apresentando o Bom Dia Ceará. De volta a Manaus, apresentou o Bom Dia Amazônia no período de 2013 a 2017 e depois seguiu para o JAM1.

21/09: Philipe Lemos (Espírito Santo) + Ana Lídia Daíbes (Rondônia)

Philipe Lemos, do Espírito Santo, e Ana Lídia Daíbes, de Rondônia, apresentam o JN no sábado (21)

Philipe Lemos
Apresentador do ES1 há dez anos, Philipe Lemos entrou para a TV Gazeta como repórter em 2006 e desde então passou por vários telejornais da emissora. Nascido na Paraíba, o jornalista se mudou aos 2 anos de idade para o Espirito Santo.

Ana Lídia Daíbes
Desde 2018, Ana Lídia Daíbes apresenta o Jornal de Rondônia 2ª Edição. Natural de Porto Velho, começou a carreira como repórter na Rede Amazônica, em 2010, e por sete anos apresentou o JRO1. Hoje, além de exercer as funções de chefe de redação, atua na coordenação do G1.

28/09: Carlos Tramontina (São Paulo) + Priscilla Castro (Pará)

No aniversário de 50 anos, o JN traz apresentadores do Pará e de São Paulo

Carlos Tramontina
Tramontina entrou para a TV Globo em 1978 e construiu sua carreira ao longo de 41 anos na emissora. Começou como repórter no Bom Dia São Paulo e depois estreou na rede. Em 1986, assumiu a ancoragem do telejornal e logo tornou-se editor-chefe. De 1994 a 1996, foi âncora do SP Já, que se transformaria no SPTV. Em 1996, estreou o programa N de Notícia, na GloboNews, onde ficou por um ano. Em 1998, assumiu a ancoragem do SP TV 2ª Edição, hoje SP2, e no ano seguinte, simultaneamente, se tornou editor-chefe e âncora do Antena Paulista, programa que vai ao ar aos domingos pela manhã. Nas últimas três décadas passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, onde, atualmente, é o apresentador substituto.

Priscilla Castro
Apresentadora do Jornal Liberal 1ª Edição, Priscilla Castro nasceu em Belém e há 17 anos faz parte da TV Liberal, onde trabalhou como produtora, repórter e editora. Apresentou os programas "Liberal Comunidade", "É do Pará" e o Jornal Liberal 2ª edição. Há dez anos é âncora da 1ª edição do telejornal.

05/10: Fábio William (Distrito Federal) + Ellen Ferreira (Roraima)

Ellen Ferreira, de Roraima, e Fábio William, do DF, apresentam o JN neste sábado (5)

Fábio William
Paulistano, Fábio William mora em Brasília desde 1988. Trabalhou por 20 anos em rádio. Começou como repórter policial, mas se consolidou como apresentador de programas musicais. Está na TV Globo há 23 anos. Ingressou na GloboNews em 1996. Foi o primeiro apresentador em Brasília do Jornal da Dez e participou como comentarista em algumas edições do programa Fatos e Versões. Foi repórter do Bom Dia Brasil e Jornal da Globo, e teve matérias exibidas no Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. Desde 2011, é âncora do DF1 e em 2013 passou a integrar a escala de apresentadores do Jornal Hoje.

Ellen Ferreira
Apresentadora do Jornal de Roraima 1ª Edição, Ellen Ferreira é natural de Belém, no Pará, e há 25 anos mora no estado de Roraima. A jornalista trabalhou na Rede Amazônica em 2011, passou alguns anos em outros projetos e, em 2018, retornou para a emissora.

12/10: Fabian Londero (Santa Catarina) + Aline Ferreira (Amapá)

Apresentadores do Amapá e de Santa Catarina estarão na bancada do JN neste sábado

Fabian Londero
Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Fabian Londero está na emissora há 24 anos. Em 1997, o jornalista começou a trabalhar como repórter na antiga RBS de Santa Catarina, hoje NSC, e logo passou a editar e a apresentar o telejornal da noite. Já são 20 anos como apresentador do NSC Notícias e oito como editor-chefe.

Aline Ferreira
Apresentadora do Jornal do Amapá 1ª Edição, Aline Ferreira nasceu em Macapá e começou a trabalhar em TV no ano de 2005. Em 2012, ingressou na Rede Amazônica como repórter, e há cinco anos apresenta o JAP1.

19/10: Thiago Rogeh (Tocantins) + Taís Lopes (Ceará)

Taís Lopes, do Ceará, e Thiago Rogeh, do Tocantins, apresentam o JN neste sábado (19)

Thiago Rogeh
Editor-chefe e âncora do Jornal Anhanguera 1ª Edição, Thiago Rogeh é mineiro, natural de Belo Horizonte. Em 2011, o jornalista foi para o Acre trabalhar como repórter na Rede Amazônica. Em 2012, passou a apresentar o Bom Dia Amazônia. Em 2017, virou editor-chefe e apresentador do Jornal do Acre 1ª Edição. Em 2019, começou na TV Anhanguera do Tocantins.

Tais Lopes
Nascida em Fortaleza, Taís Lopes começou como estagiária na TV Verdes Mares, afiliada da Globo, em 2010. Teve experiência em praticamente todas as áreas: produção, edição e reportagem. Além das matérias feitas para os telejornais locais, apresentou programas de música, agenda cultural e uma revista semanal. Há três anos, assumiu o comando do jornal matutino da TV Verdes Mares, o Bom Dia Ceará.

26/10: Lyderwan Santos (Sergipe) + Lucimar Lescano (Mato Grosso do Sul)

Lucimar Lescano, de MS, e Lyderwan Santos, de Sergipe, apresentam o JN neste sábado (26)

Lyderwan Santos
Mineiro de Governador Valadares, Lyderwan Santos está na TV Sergipe desde 2011, mesmo ano em que começou a apresentar o Bom Dia Sergipe. Além do telejornal, o jornalista já apresentou projetos especiais na emissora.

Lucimar Lescano
À frente do MS2, Lucimar Lescano começou a trabalhar na TV Morena como repórter, em 1994. Depois seguiu como apresentadora, editora e editora-chefe. Há 17 anos é chefe de redação, tendo como uma das funções a coordenação do núcleo de rede. A jornalista é natural de Campo Grande.

02/11: Marcelo Magno (Piauí) + Mariana Gross (Rio de Janeiro)

Mariana Gross, do RJ, e Marcelo Magno, do Piauí, apresentam o JN neste sábado (2)

Marcelo Magno
Natural de Teresina, Marcelo Magno está há 19 anos na Rede Clube, onde é apresentador e editor-executivo do Piauí TV 1ª Edição desde 2007. O jornalista também é apresentador e editor-chefe do Jornal da Clube, na Rádio Clube FM.

Mariana Gross
Em 1998, Mariana Gross começou como estagiária no Sistema Globo de Rádio. Em 2001, foi contratada como repórter das rádios CBN e Rádio Globo. Em outubro do mesmo ano entrou para a TV Globo, também como repórter. Fez reportagens para todos os jornais da casa, incluindo o JN. Em 2013, estreou como apresentadora titular do RJ1. Já são quase seis anos na bancada. A jornalista também já passou pelo Bom Dia Brasil.

09/11: Matheus Ribeiro (Goiás) + Larissa Pereira (Paraíba)

Matheus Ribeiro, de Goiás, e Larissa Pereira, da Paraíba, apresentam o JN neste sábado (9)

Matheus Ribeiro
Apresentador do Jornal Anhanguera 2ª Edição há mais de três anos, Matheus Ribeiro é goiano, de Piracanjuba. O jornalista trabalha na TV Anhanguera desde 2014.

Larissa Pereira
Com 12 anos de experiência profissional em rádio e televisão, Larissa Pereira nasceu em João Pessoa. Foi repórter da Rádio CBN João Pessoa por dois anos, entre 2012 e 2014, e repórter e apresentadora da TV Cabo Branco por sete anos. Em 2016, passou a integrar a equipe de repórteres e apresentadores da TV Globo no Recife, onde ficou até o início de 2019, quando voltou à Paraíba para assumir a bancada do JPB 2ª Edição.

16/11: Filipe Toledo (Alagoas) + Luzimar Collares (Mato Grosso)

Luzimar Collares, de MT, e Filipe Toledo, de Alagoas, apresentam o JN neste sábado (16)

Filipe Toledo
Apresentador e chefe de redação do AL2, Filipe Toledo trabalha há 15 anos na TV Gazeta. O jornalista começou sua trajetória como apresentador há 14 anos no Gazeta Rural, e desde então soma passagens por todos os produtos da emissora, além de já ter desempenhado as funções de chefe de reportagem, editor, produtor e repórter.

Luzimar Collares
Mato-grossense de Rondonópolis, Luzimar Collares é apresentadora e editora-executiva do telejornal MT2. A jornalista está na TV Centro América há 20 anos e por 14 ficou à frente da bancada do Bom Dia Mato Grosso. Luzimar já ancorou todos os telejornais da emissora.

23/11: Giovanni Spinucci (Maranhão) + Aline Aguiar (Minas Gerais)

Aline Aguiar, de Minas, e Giovanni Spinucci, do Maranhão, apresentam o JN no sábado (23)

Giovanni Spinucci
Apresentador e editor do JMTV 2ª Edição desde 2014, Giovanni Spinucci nasceu em Jundiaí, São Paulo, e aos 16 anos se mudou para São Luís. Em 2012, iniciou sua trajetória como repórter na TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão.

Aline Aguiar
Aline começou a carreira na EPTV Sul de Minas, afiliada da Globo, em Varginha. A mudança para Belo Horizonte, sua cidade natal, foi em 2011. Lá, Aline fez reportagens para vários telejornais, como o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal da Globo e Jornal Nacional, e fez entradas na GloboNews. Aline já cruzou o estado fazendo matérias para o Terra de Minas, um programa local, e, para o Jornal Hoje, rodou o litoral capixaba. Em agosto de 2019, assumiu a bancada do MG1.

30/11: Mário Motta (Santa Catarina) + Lidia Pace (Rio Grande do Norte)

Lidia Pace, do RN, e Mário Motta, de SC, apresentam o JN neste sábado (30)

Lidia Pace
Apresentadora do RN2 há três anos, a jornalista entrou para a equipe da Inter TV Cabugi, afiliada da Globo em Natal, em 2006. Desde então, atua como apresentadora, editora, e repórter de rede. Lidia Pace nasceu em Natal.

Mário Motta
Mário Motta apresenta o Jornal do Almoço em Santa Catarina há 33 anos. Natural de Santo André, SP, Mário começou a carreira na Rádio Piratininga de Tupã, interior de SP, em 1966. Vinte anos depois, entrou para a RBS/NSC TV, integrando a equipe de telejornais. Ao todo, Mário acumula 53 anos de profissão.