TV desatualizada? Como transformar sua televisão em smart

Dispositivos de streaming servem para “salvar” as TVs conectadas da falta de atualização de sistema e apps dos fabricantes.

Por Henrique Martin, g1


Guia de Compras: dispositivos para streaming — Foto: Veronica Medeiros/g1

As smart TVs compradas alguns anos atrás nem sempre têm acesso aos serviços de streaming mais recentes.

Isso ocorre porque, como nos celulares e computadores, as TVs precisam de atualização dos aplicativos e do próprio sistema operacional.

E nem sempre os fabricantes atualizam os modelos para os apps e sistemas mais novos, independentemente da resolução ou do tamanho da tela.

Em um caso desses, vale mais comprar um dispositivo de smart TV e economizar do que investir em um televisor novo.

O Guia de Compras selecionou sete aparelhos que, ao serem conectados à TV, trazem recursos novos e aplicativos atualizados para se divertir com filmes, séries e muito mais.

É só conectar o dispositivo direto ao televisor, no caso dos modelos que lembram um pen drive (como os da Amazon e da Xiaomi), ou o cabo HDMI nos aparelhos em formato de caixa (como os da Apple e da Roku), e curtir os serviços favoritos.

Os preços dos equipamentos variavam de R$ 210 a R$ 2.400 nas lojas on-line consultadas no final de janeiro.

Veja a lista a seguir, dividida entre aparelhos para telas 4K e Full HD. Ao final da reportagem, leia no que prestar atenção na hora da compra e instalação.

Resolução Full HD

Resolução 4K

No que prestar atenção na hora da compra:

📺 CHECAR OS APPS: nem todos os serviços de streaming estão disponíveis nos produtos da lista ou demoram a ser lançados. Verifique no site do fabricante os aplicativos disponíveis.

⚠️ VELOCIDADE DE INTERNET: Para ver streaming em 4K, o indicado é ter uma conexão mais veloz em casa, de pelo menos 25 Mbps. A velocidade da sua internet pode ser testada em sites como speedtest.net e fast.com.

📡 WI-FI MAIS RÁPIDO: A rede de 5GHz, presente na maioria dos roteadores de internet sem fio domésticos, é mais recomendada para transmissão de vídeos, pois têm uma velocidade maior de transmissão de dados.

A conexão dos dispositivos de streaming à internet é feita por wi-fi, porém alguns modelos também oferecem a opção de conectar utilizando um cabo de rede padrão Ethernet.

Vale notar que a configuração do produto é auxiliada por um controle remoto que vem junto na caixa do produto ou app para smartphone (iOS ou Android), que ajudam a digitar na tela, para senha da rede sem fios e de login dos serviços de streaming.

📱 CELULAR NA TV: grande parte dos aparelhos de streaming também permite espelhar a tela do smartphone na TV com poucos toques, ótimo para mostrar fotos e vídeos para a família.

Busque pelos termos Chromecast (para enviar de celulares Android) e AirPlay (para transmitir do iPhone e outros produtos da Apple).

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

Guia de compras: como escolher um tablet