Os fabricantes de airfryer não recomendam o uso de formas dentro do eletrodoméstico. Afinal, colocar os ingredientes em qualquer recipiente fechado embaixo ou nos lados atrasa o cozimento, já que o ar não circula direito.
🍟 E isso meio que "mata" o conceito da airfryer, que é um forno de convecção e funciona com o ar aquecido pela resistência circulando na cuba em alta velocidade.
Com a forma, o ar só circula na parte superior da bandeja, sem passar pelos furinhos da parte inferior, atrasando o cozimento. Vira quase um forno elétrico.
🧼 Mas tem um fator irresistível para usar uma forminha dessas: a limpeza do eletrodoméstico é muito mais simples e rápida. Só precisa lavar a forma/bandeja, sem necessidade de lavar a cuba da airfryer. Ou, no caso das formas de papel, basta jogar no lixo.
O Guia de Compras testou algumas receitas utilizando uma forma de silicone quadrada (19 x 19 cm com 5 cm de altura na borda) e de papel (16 x 16 cm e 4,5 cm de borda) em uma airfryer com capacidade de 4 litros e bandeja quadrada.
Não foi um teste de desempenho das formas, mas de como os alimentos ficam quando se usa esse tipo de recurso com receitas simples: peito de frango grelhado, pão de queijo, batata frita e brownie.
Veja a seguir como foi.
Peito de frango
Assar um peito de frango descongelado foi a primeira experiência com a forma de silicone. Com os filés temperados com lemon pepper e um fio de azeite em cima, a receita tradicional leva entre 25 a 30 minutos para ficar pronta direto na cuba da airfryer.
Com a forma de silicone, demorou mais. Após 25 minutos a 180°C, visto por cima, o frango parecia estar ótimo.
Só por cima mesmo parecia bom. Mesmo virando a carne durante o cozimento, a parte inferior ainda precisava de mais tempo com a airfryer ligada.
Estava bastante clara e com jeito de não estar muito bem cozida na parte interna, apesar das extremidades mais tostadas.
Depois de mais oito minutos a 180°C, o frango ficou bom – o centro ficou bem cozido e úmido, como se tivesse sido feito sem a bandeja de silicone.
A bandeja de silicone evitou uma sujeira enorme na gaveta da airfryer, com tempero, gordura e resíduos do frango que saem durante o cozimento.
E teve o ponto negativo de consumir mais energia com a airfryer ligada por mais tempo.
Com a forma de papel, o resultado também foi similar, com mais tempo de cozimento. Só que o frango grudou no papel e a forminha encolheu.
A gordura do frango e o resto de óleo ficaram no papel, sem sujar a bandeja.
Pão de queijo
Fazer pão de queijo não é algo deixa suja a bandeja da airfryer. Mas solta um pouco de gordura.
Os pães congelados foram para a airfryer por 12 minutos a 180°C (recomendação do fabricante de pão de queijo), primeiro na bandeja de silicone.
Ao checar para virá-los aos 6 minutos, já pareciam prontos vistos por cima.
Embaixo, pareciam um pouco crus no meio. 🥲
O tempo restante de cozimento – 6 minutos – deixou o pão de queijo no jeito certo, sem precisar gastar mais energia elétrica.
O processo foi o mesmo com a forma de papel. Na metade do tempo, ao virar, estava grudado e um pouco cru. Após alguns minutos, tudo estava pronto, sem precisar cozinhar por mais tempo.
Batata frita
A batata frita congelada é o clássico das receitas na airfryer. Mas será que daria certo com a barreira criada pela bandeja de silicone ou de papel?
Seguindo a instrução do fabricante de batata, 20 minutos a 200°C seriam suficientes. Vale lembrar que a batata frita precisa ser mexida bastante para ajudar no cozimento.
E deu certo, também no tempo estimado, sem precisar usar a airfryer por mais tempo. Sobraram algumas batatas meio murchas ali no fundo, mas isso sempre pode acontecer.
A porção não era muito grande – colocar mais batata pode requerer mais tempo.
As batatas feitas com a bandeja de papel também deram certo, no tempo indicado – sem grudar, mas um pouco complicado de mexer.
Brownie
No teste do Guia de Compras das airfryers de gaveta dupla, a receita de brownie ficou seca nas bordas e úmida no meio. Isso pareceu ter ocorrido pelo fato de o recipiente ser pequeno – um pote de porcelana individual.
Na airfryer tradicional, a forma de silicone quadrada "rendeu" a receita inteira e ganhou uns pedaços de chocolate para deixar mais saboroso.
A bandeja de papel não foi utilizada nesse teste – o papel é muito fino, com o risco de escorrer massa para os lados.
De acordo com as instruções, eram 10 minutos a 160°C – e não é algo que dá para "virar" durante o cozimento. Era só esperar.
E aparentemente deu certo, como dá para ver na imagem abaixo. Aos 10 minutos, parecia muito mole no meio, então ficou mais 5 minutos assando.
O resultado foi um brownie com as bordas ficaram mais secas e duras que o meio da massa.
Talvez isso tenha ocorrido pelo calor mais concentrado nas laterais – assar em um forno convencional parece uma ideia melhor para esse tipo de receita – mas, no final, o sabor ficou muito bom.
Como ficou a airfryer?
As quatro receitas foram feitas durante dois dias seguidos, sem checar o estado de sujeira da bandeja da airfryer – que precisa de limpeza sempre.
A forma de silicone foi lavada entre as receitas, e as bandejas de papel, para o lixo.
O estado com a bandeja de silicone estava bom: só algumas gotículas de gordura, que provavelmente espirraram do frango, nos cantos. A seguir, como ficou a bandeja removível.
E a cuba sem a gaveta, só com algumas gotas de gordura.
Com a bandeja de papel, o resultado foi similar, com pouca sujeira na bandeja e na cuba.
Conclusão
Usar as bandejas de silicone e papel ajudou bastante na limpeza posterior, no uso com receitas simples em uma airfryer básica, daquelas apenas com timer e controle de temperatura.
Porém, é preciso prestar atenção no tempo de cozimento nos modelos com painéis digitais, que vêm com algumas receitas pré-selecionadas.
"O uso de acessórios pode impedir ou comprometer a funcionalidade de cozimento. A receita pede 200°C por 20 minutos, talvez com a bandeja não dê o mesmo resultado", comenta Felipe Brasil, especialista de produto da fabricante de eletrodomésticos WAP.
Na comparação entre os dois materiais das formas, o silicone se mostrou superior ao papel: é mais fácil de manusear – por conta das alças nas laterais –, a comida não gruda e por ser mais firme que a fina folha do "concorrente".
Vale notar que a forma de silicone utilizada é um produto com indicação de ter sido feito sem BPA (Bisfenol A) e outros componentes tóxicos. Na hora da compra, cheque o rótulo e as indicações do fabricante.
O Guia de Compras selecionou 10 tipos de bandejas de silicone e de papel para uso em airfryers. Os produtos custavam entre R$ 15 e R$ 35 nas lojas on-line pesquisadas em abril.
Formas redondas antiaderentes (kit com 50 folhas) Arco
Forma de papel antiaderente (kit com 50 folhas) Da Matta
Forma descartável (kit com 50 folhas) Lyor
Forma 700 ml redonda em silicone Casita
Forma redonda antiaderente de silicone Clink
Assadeira de silicone com alça Clink
Forma de silicone para cupcake e muffin Era Full
Assadeira redonda para airfryer Kadê
Forma quadrada cinza Lyor
Kit com 6 formas antiaderentes Utifácil
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Saiba quais alimentos não devem ir à airfryer