8 truques e receitas de micro-ondas para facilitar a rotina na cozinha

Cozinheiros profissionais dão dicas de como aproveitar ao máximo os recursos do eletrodoméstico.

Por Laís Ribeiro, g1


8 truques e receitas de micro-ondas para facilitar a rotina na cozinha — Foto: fabrikasimf/Freepik

Você faz comida no micro-ondas? Ou só usa para requentar as sobras de ontem? Sabia que dá para fazer bacon sequinho e espremer mais suco do limão com ajuda do aparelho?

Os usos do micro-ondas podem ser muito mais versáteis do que apenas esquentar a comida pronta ou descongelar alimentos.

Por isso, o g1 conversou com profissionais da área da gastronomia para pedir dicas de como fazer uso melhor e mais frequente do eletrodoméstico para facilitar a rotina na cozinha.

O Guia de Compras reuniu 8 dicas de uso do micro-ondas:

  1. Bacon sequinho
  2. Conseguir mais suco do limão
  3. Amolecer o abacate verde
  4. Batata assada recheada
  5. Nhoque de batata
  6. Amaciar o pão duro
  7. Banana caramelizada
  8. Limpeza fácil

Vale apontar que todas as receitas listadas consideram o uso do micro-ondas na potência alta.

Leia sobre elas abaixo e, no fim da reportagem, veja alguns modelos do aparelho com preços de R$ 600 a R$ 800, consultados em maio nas principais lojas da internet.

Outros guias:

🥓 Bacon sequinho

Para deixar o bacon bem seco e crocante no micro-ondas, basta colocar as tiras em cima de duas ou três folhas de papel toalha, em um prato, e esquentar até estar do seu gosto, sempre pausando para conferir.

“A cada dois ou três minutos, dependendo da potência do seu micro-ondas, vai pausando e checando até ele ficar bem sequinho”, explica Kay Gentile, gastrônoma.

“Também dá para fazer isso com presunto parma, quebrar e fazer uma farofa. Eu uso para jogar por cima de um risoto, para finalizar, ou de uma salada”, completa a gastrônoma.

🍋‍ Conseguir mais suco do limão

“Quando a gente esquenta limão e laranja bem pouquinho já é o suficiente para sair bem mais suco”, conta o chef Luiz Horta, cozinheiro e ex-participante do MasterChef.

Cerca de 5 a 10 segundos já é suficiente para conseguir aproveitar melhor o suco da fruta.

🥑 Amolecer o abacate verde

Idealmente, o guacamole e outros preparos com abacate devem ser feitos com a fruta madura e macia. Mas nem sempre dá para encontrar o produto desse jeito no supermercado ou esperar o tempo de ele amadurecer em casa.

“Você pode colocar no micro-ondas de pouquinho em pouquinho”, diz o chef Horta, indicando aquecer a fruta por apenas alguns segundos por vez. O abacate vai amolecer aos poucos e dará para sentir quando ele chegar no ponto certo.

🥔 Batata assada

Também dá para cozinhar batata no micro-ondas para ficar parecida com as batatas recheadas vendidas em restaurantes.

Você vai precisar de uma batata bem grande. “Você vai furar, com um garfo duro, os lados da batata de 3 a 4 vezes, isso dá umas 10 vezes no total. Coloca no micro-ondas com papel toalha embaixo, deixa 5 minutos, vira e deixa mais 5 minutos, na potência alta”, ensina Gentile.

Depois, basta cortar a batata seguindo o lado mais longo, apertar para que o interior se solte e então rechear de acordo com sua preferência. “Pode colocar sal, azeite, manteiga, bacon, o que quiser”, afirma Gentile.

Só tome cuidado com o vapor que sai da batata, pois ela fica muito quente.

🥘 Nhoque de batata

Com o mesmo preparo da dica anterior, dá para fazer massa de nhoque. “Quanto mais seca a batata, melhor para a massa do nhoque. Usar o micro-ondas é uma baita dica para deixar ela sequinha”, diz Gentile.

Como na receita da batata assada, é preciso furar o tubérculo por todos os lados e forrar o prato com papel toalha. Mas o tempo necessário pode ser um pouco maior.

“Comece com 6 minutos para cada lado, mas talvez precise ficar mais tempo. O importante é que a batata fique bem macia”, explica Kay Gentile. Confira se o ponto está bom usando um garfo para espetar delicadamente a batata.

“Quando estiver boa, dá para descascar – com cuidado, pois vai estar bem quente – e fazer a receita do nhoque”, conta Gentile.

🥖 Amaciar pães

Pães duros ou congelados podem ser revigorados com a ajuda do micro-ondas e de um pouco de água.

“Em casa, eu sempre congelo pães no geral”, conta o chef Horta. “Para comer depois, é só passar o pão embaixo de um pouco de água e colocar no micro-ondas. Nem precisa colocar copo d’água junto. Vai sair quentinho e fofinho”, completa.

Mas não vá exagerar na quantidade de água. “Tem que passar o pão bem rapidinho, dar um ‘susto’ e tirar”, avisa o cozinheiro.

Acerte o tempo do micro-ondas para cerca de 30 segundos – mais tempo que isso pode fazer com que o pão fique emborrachado.

🍌 Banana caramelizada

Cozinhar a banana no micro-ondas é uma alternativa a usar o forno ou a frigideira. “Coloca inteira num pratinho com canela, açúcar ou mel. É um docinho fácil de fazer e fica muito gostoso”, conta Gentile.

O tempo deve ser entre 1 e 2 minutos, dependendo da potência do seu micro-ondas – vale testar com menos tempo primeiro. O prato só não vai ficar tão bonito quanto na frigideira, mas vai ficar tão gostoso quanto.

🫧 Limpeza fácil do micro-ondas

Depois de cozinhar alimentos no micro-ondas, é comum que ele suje ou fique com um cheiro desagradável.

Os cozinheiros também dão a dica do que fazer nesse momento: “Eu gosto de colocar uma xícara larga ou tigela com água até a metade do recipiente e cerca de 4 a 5 colheres de vinagre e deixar 1 minuto no micro-ondas, até dar uma borbulhada”, conta Kay Gentile.

Segundo a gastrônoma, o aparelho fica bem limpo e o vinagre ajuda a tirar o cheiro. “Muitas dessas receitas, como a de bacon e de presunto, deixam cheiro", diz.

Forno de micro-ondas Consul 20 L CM020BF

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.