Como escolher modelos de ar-condicionado tipo 'inverter', de parede e portátil

Com o verão chegando, escolher um aparelho de ar-condicionado pode parecer uma tarefa complicada – mas não é. Veja as opções.

Por g1


Guia de Compras: Ar-Condicionado — Foto: Juan Silva/g1

Para quem está se preparando para o calor do verão ou está em busca de um produto melhor, o g1 reuniu algumas dicas para o consumidor. Veja abaixo:

☃️ Ar-condicionado do tipo 'inverter', o mais econômico

Os modelos com tecnologia inverter são os mais econômicos do mercado e foram responsáveis por desencadear a criação de novas classificações energéticas pelo Inmetro (entenda aqui).

A tecnologia de compressores "inverter” trouxe mais eficiência energética às novas gerações de aparelhos de ar-condicionado de parede.

Esse tipo de compressor funciona sem ligar e desligar repetidas vezes para regular a temperatura do ambiente, mantendo-a agradável o tempo todo sem gastar mais energia para isso.

🛒 Dica:

  • Antes de comprar, é preciso prestar atenção em outras características dos aparelhos, como a potência, medida em BTUs, unidade que indica o resfriamento por hora e que está ligada ao tamanho do ambiente a ser refrescado.

👉 Veja aqui a seleção do g1 de seis modelos de aparelhos de ar-condicionado com inverter, todos do tipo split, que se dividem em uma peça externa (a condensadora) e uma interna (a evaporadora).

❄️ Como escolher ar-condicionado de parede

☑️ Diferente dos modelos de ar-condicionado portátil, é preciso primeiro descobrir o valor certo em BTUs (unidade de potência que o aparelho atinge por hora para resfriar o ambiente), para não "faltar" ou "sobrar" frio no local de instalação.

☑️ O mais indicado é confirmar com um profissional especializado, que pode ser indicado pelo fabricante do produto, se o modelo desejado é a melhor escolha. Esse técnico também vai cuidar da instalação do ar-condicionado, que requer especialização.

☑️ Também é bom prestar atenção na avaliação de consumo fornecida pela Procel e pelo Inmetro e escolher um aparelho na categoria A, que tem maior eficiência energética.

☑️ No caso dos condomínios, é importante checar com o zelador e a administração se a rede elétrica do prédio comporta um equipamento desses, que gasta mais energia.

☑️ Alguns edifícios não permitem nenhum tipo de ar-condicionado, que precisa de um local específico para instalar o condensador – aquela parte externa que fica exposta nas varandas. A conexão com a parte interna, chamada evaporadora, requer apenas a furação das paredes e da tubulação que o liga ao condensador.

O g1 selecionou dez modelos de ar-condicionado de diversos tipos. 👉 Veja aqui a lista, entenda as diferenças entre os tipos de aparelho e as dicas para fazer a melhor escolha.

🧊 Como escolher ar-condicionado portátil

✅ Em primeiro lugar, vale lembrar que ar-condicionado portátil não funciona como ventilador, que basta ligar na tomada.

✅ Esses produtos vêm com um duto para saída do ar quente e um adaptador para colocar na janela de casa.

✅ E isso leva mais tempo para instalar, apesar de ser bem mais prático do que o ar-condicionado tradicional (de parede).

✅ No caso dos condomínios, também vale checar com o zelador e a administração se a rede elétrica do prédio comporta um equipamento desses, que gasta mais energia. Alguns edifícios não permitem nenhum tipo de ar-condicionado.

✅ Prestar atenção na avaliação de consumo fornecida pela Procel e pelo Inmetro e escolher um aparelho na categoria A, que tem maior eficiência energética.

O g1 selecionou 7 modelos de ar-condicionado portátil que podem ser instalados com mais facilidade em qualquer lugar. 👉 Veja aqui as dicas para escolher melhor um ar-condicionado portátil.

Veja a seguir uma lista com nove aparelhos de ar-condicionado portátil e de parede, selecionados pelo Guia de Compras. Os preços, nas lojas on-line consultadas em setembro, iam de R$ 1.300 a R$ 5.100.

Ar-condicionado de parede/inverter

Electrolux Inverter QI09F/QE09F
LG Dual Inverter Artcool Voice UV Nano

Ar-condicionado de janela

Ar-condicionado portátil

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

Veja seleção de cupons de desconto válidos até 31/12/23:

Outros guias: