Papo de Política #111: maré eleitoral

O episódio faz um balanço da semana para Bolsonaro, analisa a cobrança de petistas para que Alckmin atraia o centro e revela a articulação em torno de um projeto de lei que busca diminuir o poder de caciques políticos sobre o fundo eleitoral.

Por Papo de Política


Você pode ouvir o Papo de Política no g1, no Spotify, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o Papo de Política para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Neste episódio, o Papo faz um balanço da semana para o presidente, após a divulgação de um Datafolha desalentador para Bolsonaro. De um lado, o discurso e as ações do governo parecem não agradar. De outro, bons indicadores na área da economia, como o PIB e a taxa de desemprego, podem servir de boia na maré eleitoral.

Octavio Guedes conta que tem integrante do alto escalão da cúpula do PL, pela primeira vez, descrente com a perspectiva de poder de Bolsonaro.

Do lado de Lula, petistas contam que a relação dele com Alckmin vai de vento em popa, mas cobram a mercadoria: cadê o centro?

Tem ainda a desarticulação da terceira via, que parece naufragar em um mar de interesses pessoais.

Natuza Nery discute o lançamento de Luciano Bivar como candidato da terceira via à presidência da República e as estratégias do partido. Figurões do União Brasil estão aborrecidos com a centralização de poder na mão de Bivar e preocupados com a distribuição do bilionário caixa do partido.

Julia Duailibi revela o movimento de parlamentares para mudar as regras do fundo eleitoral — políticos estão incomodados com a força dos presidentes de partidos que estão com a chave do cofre. Há quem diga que depois da proibição do financiamento de campanha por empresas, a centralização dos recursos públicos pode prejudicar a democracia.

Você pode ouvir o Papo de Política no G1, no Spotify, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o Papo de Política para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O QUE SÃO PODCASTS? 🎧

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast — de graça — e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Podcast Papo de Política: Maju Coutinho, Natuza Nery, Andréia Sadi e Julia Duailibi — Foto: Globo