Soja e avicultura são as produções mais rentáveis para quem quer expandir o agronegócio

Segundo ranking do IBGE de 2022, produzir soja e criar galináceos foram as atividades com maior valor de produção no Brasil

Por Banco BRB


Antes de investir em outra cultura, é importante avaliar uma série de fatores, como condições climáticas e tipo de solo — Foto: Adobe Stock

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ganhou com o crescimento da atividade agropecuária no ano de 2023. Em um ano – de 2022 a 2023 –, foi registrado um aumento de 15,1% na produção. Se olharmos o ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2022 a produção de soja e a avicultura foram as atividades mais rentáveis, registrando produção de R$ 345 milhões e R$ 1,5 bilhão, respectivamente.

O agronegócio brasileiro é bastante diversificado, dadas as condições climáticas e as oportunidades que o mercado, tanto interno quanto externo, oferecem. A diversificação de cultivos, por exemplo, ajuda a evitar o esgotamento do solo já que cada espécie tem diferentes necessidades nutricionais, ajudando a manter a terra saudável e fértil por mais tempo.

Para o meio ambiente, essa diversificação também é positiva porque o cultivo de uma mesma espécie em uma determinada região pode provocar problemas como erosão do solo e impactos na biodiversidade. A diversificação de espécies permite a manutenção do ecossistema e ainda ajuda na recuperação de áreas degradadas.

Ao decidir iniciar uma nova produção, o produtor deve considerar fatores como custos, oferta, demanda, condições climáticas, câmbio, juros e decisões políticas.

Veja quais são as opções mais rentáveis para investir, de acordo com os valores produzidos no ano de 2022 do IBGE:

Agricultura

  1. Soja
  2. Milho em grão
  3. Café
  4. Algodão
  5. Trigo

Pecuária - Rebanhos

  1. Galináceos
  2. Bovinos (bois e vacas)
  3. Suínos (porcos)
  4. Ovinos (ovelhas e carneiros)
  5. Codornas

Impulsione seu negócio com apoio do Banco BRB

Se a ideia é impulsionar seus negócios e dar início à produção de outras culturas, o Banco BRB pode ajudar.

Por meio do BRB Investimentos, o produtor faz a gestão das operações de seu negócio, assegurando preços que garantam a lucratividade.

Produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de produção com atividades no setor agropecuário estão entre os beneficiários de financiamentos de recursos do crédito rural, sejam estes oriundos do FCO, BNDES, Funcafé, LCA dentre outros fundings operacionalizados pelo BRB.

Se precisar investir em máquinas, benfeitorias e equipamentos, conte com o Crédito Rural e obtenha o crédito necessário para suprir suas demandas.

Isso sem falar de outras soluções agro oferecidas pelo BRB, como o Seguro Rural, que protege o produtor contra perdas na sua atividade, decorrente de eventos climáticos.