Entenda o que é transição energética e quais são os desafios para o Brasil

O Cidades e Soluções deste domingo (27) abordou a importância da transição energética.

Por GloboNews


Entenda o que é transição energética

O Cidades e Soluções deste domingo (27) abordou a situação da transição energética. Mas, o que significa isso exatamente? Conforme explica a diretora da Coppe-UFRJ, esse conceito fundamental no contexto atual das preocupações com as mudanças climáticas pressupõe a mudança do uso predominante de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, para fontes de energia mais limpas e renováveis.

Além de mudar a matriz energética, Suzana Kahn destaca que a transição energética também envolve a descarbonização da economia como um todo.

"Mas a transição energética, a gente esquece que é toda uma estrutura energética econômica que precisa estar preparada e precisa de investimento. Então, passa também por uma questão que é a descarbonização da economia, onde a mudança da matriz energética é fundamental, mas você tem que olhar a descarbonização da economia como um todo", completa Suzana Kahn.

Desafios e soluções do tema no Brasil

Ao analisar a situação da transição energética no Brasil, a reportagem buscou discutir a exploração do petróleo no país. No caso da Petrobras, o presidente afirma que os investimentos ainda são relativamente baixos em comparação com o potencial global.

Para Jean Paul Prates, isso ocorre em parte porque a transição requer uma mudança significativa na mentalidade e na estrutura financeira das empresas de energia.

"De fato, para você por um investidor clássico de indústria de petróleo, você vai tirar daquela operação que dá lucro para poder colocar numa operação que eventualmente pode não dar lucro nos primeiros anos, há todo um trabalho", destaca ele.

Exemplo da Noruega

A diretora da Coppe-UFRJ menciona o modelo da Noruega, que é conhecida por seu compromisso com a energia limpa e a mobilidade elétrica, inclusive nas atividades de exploração de petróleo.

"O meu modelo ideal é o da Noruega, que também tem petróleo, que também explora, mas o próprio país está todo ele com uma infraestrutura moderna, limpa, todos os veículos são elétricos. Mesmo nas plataformas e na exploração do petróleo, eles estão usando o próprio CO2, como matéria-prima para a indústria. Então, eles estão dando uso econômico para o CO2 da exploração. Esse olhar estratégico que acho que falta no Brasil", ressalta Suzana Kahn.

LEIA TAMBÉM:

Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:

Edição de 27/08/2023