Receita: aprenda a fazer seadas, sobremesa típica da Sardenha

Doce mais popular da ilha italiana é uma espécie de pastel de queijo frito, coberto de mel.

Por Globo Repórter


Seadas, doce típico da Sardenha — Foto: Globo Repórter

As seadas são o doce mais popular da Sardenha. Durante a passagem do Globo Repórter por Barumini, província ao sul da ilha, aprendemos a receita com a agricultora Antonina Fulgheri, especialista nessa sobremesa: uma espécie de pastel de queijo frito, coberto de mel.

Ficou com água na boca? Que tal fazer em casa e se sentir um pouquinho mais na Sardenha? Na receita original, o queijo usado era o pecorino. Mas hoje é bem difícil encontrar seadas com ele na ilha. Dona Antonina usou o Dolce Sardo, queijo de vaca e levemente fresco, ao prepará-las.

INGREDIENTES:

Para a massa:
- 70 gramas de banha de porco ou óleo extra virgem de oliva
- 500 gramas de farinha de grano duro
- 1 ovo
- 250 ml de água morna

Para o recheio:
- 500 gramas de queijo pecorino, dolce sardo ou queijo minas curado
- 70 ml de água
- Raspas da casca de 1 limão
- Mel de laranja para cobrir as seadas

MODO DE PREPARO:

  • Em uma tigela, despeje a farinha peneirada, adicione o ovo inteiro, ponha a água morna e comece a amassar com as mãos. Adicione a banha, um pouco de cada vez, continuando a amassar para misturar.
  • Quando a massa estiver compacta o suficiente, transfira-a para uma forma de massa levemente enfarinhada e continue a amassar até obter uma massa macia e elástica. Enrole a massa com a película transparente para alimentos e deixe a massa descansar por 30 minutos.
  • Enquanto isso, cuide do recheio de queijo: rale a casca de um limão e reserve. Rale o queijo Dolce Sardo ou Minas curado com um ralador de 8 buracos, tipo julienne, e transfira para uma panela pequena. Adicione a água e derreta em fogo moderado, mexendo sempre, durante cerca de 8 a 10 minutos.
  • Quando o queijo derreter, tempere com as raspas de limão e despeje sobre uma tábua de corte, estenda com uma espátula e deixe-o endurecer. Depois, com um cortador de massa redondo com um diâmetro de cerca de 9 cm, corte 12 discos do queijo que endureceu.
  • Pegue a massa da seadas e estenda-a à mão ou com a ajuda de uma máquina. Role a massa até obter uma folha de 3 mm de espessura. Coloque os discos de queijo bem espaçados entre as folhas e cubra com outra folha de massa.
  • Faça a massa grudar no recheio pressionando com os dedos para remover as bolhas de ar, como se faz para o ravióli.
  • Com um anel de confeitar com bordas onduladas de 10,5 cm de diâmetro, recorte as seadas individuais e remova a pasta de resíduos.
  • Prossiga com o cozimento: aqueça o óleo de semente em uma panela e, quando atingir 170°, mergulhe as seadas, uma de cada vez. Frite por alguns minutos, escorra-as com uma escumadeira e coloque-as em uma bandeja forrada com papel absorvente, de modo a secar o excesso de óleo.
    OBS: Como alternativa, você pode cozinhar as seadas em um forno estático pré-aquecido a 180° por 15 minutos, mas o resultado será menos perfumado do que a fritura tradicional.
  • Transfira as seadas para uma travessa, decore com o mel de laranja quando ainda estiverem quentes e sirva imediatamente.

Idosa sarda mostra como fazer seadas — Foto: Globo Repórter