Fernanda Montenegro completa 90 anos no dia 16 de outubro. Para comemorar a data, nesta sexta-feira (11), o Globo Repórter mergulha na vida e na obra desta grande atriz brasileira. Edney Silvestre mostra quem é Fernanda além das câmeras, através de uma conversa com ela e também com sua família e colegas.
Relembre papéis memoráveis vividos por Fernanda Montenegro ao longo de sua carreira, na TV, no cinema e no teatro.
1) 'Central do Brasil'
No filme de Walter Salles, Fernanda vive Dora. A professora aposentada ganhava a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, mas nunca as postava para que chegassem a seu destino, até que sua vida muda totalmente ao conhecer o menino Josué. Essa atuação rendeu a Fernanda uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz e ao Urso de Prata (prêmio do Festival de Cinema de Berlim) na mesma categoria.
2) 'Belíssima'
Um dos personagens mais lembrados da atriz na televisão é a vilã Bia Falcão. Na história, ela forja sua própria morte e comete várias maldades, justificando que faz tudo pelo bem da família. O final de Bia também é histórico: ao contrário da maioria dos vilões, ela se dá bem ao fim da trama, fugindo do país em um jatinho e terminando nos braços de seu amante, vivido por Cauã Reymond, em Paris, em uma suíte de frente para a Torre Eiffell.
3) 'Doce de Mãe'
Dona Picucha, protagonista da série, lhe rendeu o prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz. A história, que nasceu como um especial de fim de ano da Globo, é uma comédia que mostra a vida e as confusões da idosa e de seus quatro filhos.
4) 'Auto da Compadecida'
No filme, baseado na obra de Ariano Suassuna, Fernanda interpreta Nossa Senhora. Após a morte dos personagens, ela, a Compadecida, intervém junto a Jesus Cristo para que eles obtenham o perdão.
5) 'Guerra dos Sexos'
A novela foi ao ar em 1983, mas a cena clássica em que a atriz e Paulo Autran protagonizam uma briga em que jogam comida um no outro atravessou gerações e é um dos grandes clássicos da TV.
6) Babilônia
Na novela de 2015, Fernanda interpretou a advogada Teresa, casada há anos com Estela, vivida por Nathalia Timberg. Logo no primeiro capítulo da trama, as duas personagens deram um beijo e isso gerou polêmica na época.
7) 'Riacho Doce'
Na minissérie, a atriz vivia Vó Manuela, respeitada líder espiritual da comunidade que dava nome à trama e que exercia total domínio sobre o neto, Nô, interpretado por Carlos Alberto Riccelli, a quem ela mantinha afastado das mulheres através de magia.
8) 'Viver Sem Tempos Mortos'
No monólogo, seu penúltimo trabalho no teatro, ela interpretava Simone de Beauvoir. Através das correspondências da escritora com o marido, o filósofo Jean-Paul Sartre, ela ia desenhando a trajetória desta mulher.
9) 'Zazá'
Em 1997, Fernanda Montenegro mostrou sua veia cômica como a protagonista da novela das 19h, Zazá. Ela era a milionária excêntrica e extrovertida Marisa Dumont, filha do pai da aviação, Santos Dumont. Quem acompanhou a produção até hoje lembra da clássica abertura, em que a atriz voava em um 14 Bis animado, e sua trilha: "Cadê Zazá, Zazá, Zazá?".
Zazá (1997): Abertura