O Globo Repórter leva, semanalmente, informação e entretenimento para o público, com pioneirismo e relevância, o que garantem credibilidade a um dos ícones da TV brasileira. Para comemorar o aniversário de 50 anos, o programa exibe cinco especiais sobre tecnologia, sociedade, saúde, meio ambiente e viagens, a partir de 31 de março (veja a programação).
Confira abaixo curiosidades sobre a história do Globo Repórter (pesquisa Memória Globo):
1.É um dos programas jornalísticos, ainda no ar, mais antigos da história da televisão brasileira. O telejornal mais antigo da televisão brasileira é o Jornal Nacional.
Estreia do Globo Repórter: Índios Siouxsie (1973)
2.Estreou no dia 04 de abril de 1973, como um programa mensal e tornou-se semanal a partir do dia 07 de agosto do mesmo ano.
MEMÓRIA GLOBO: Webdoc jornalismo - Globo Repórter: Concepção e Formatos (1973)
3.Em seus primeiros anos, o Globo Repórter contava com uma equipe fixa de diretores, formada por cineastas premiados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As contribuições de Eduardo Coutinho, João Batista de Andrade, Geraldo Sarno, Washington Novaes, Georges Bourdoukan, Dib Lutfi, Gregório Bacic, Maurice Capovilla, Walter Lima Jr., Hermano Penna e Luiz Carlos Maciel conferiam ao programa uma linguagem cinematográfica, com forte marca autoral.
Globo Repórter: Índios Kanela (1974)
4.O tema de abertura do programa, ‘Freedom of Expression’, é uma faixa da trilha sonora do filme americano ‘Vanishing Point’, de 1971, dirigido por Richard C. Sarafian e lançado no Brasil com o título ‘Corrida contra o Destino’.
Globo Repórter (1973): Abertura
5.A Censura Federal não poupou o Globo Repórter, e vários programas não chegaram a ir ao ar, como ‘Wilsinho da Galiléia’, de João Batista de Andrade, sobre um assaltante morto pela polícia aos 18 anos. Dividido em duas partes, o programa seria exibido nos dias 31 de outubro e 7 de novembro de 1978, mas a Censura vetou sua divulgação. Confira o material censurado abaixo:
Globo Repórter: Wilsinho Galiléia - 1ª parte (1978)
Globo Repórter: Wilsinho Galiléia - 2ª parte (1978)
6.Nos anos 1980, o Globo Repórter passou a contar com a “emoção do repórter, a sua observação e versão dos fatos”, como explicou o diretor Paulo Gil Soares em matéria de O Globo, do dia 08 de março de 1982. Reportagens longas foram substituídas por matérias mais curtas.
Globo Repórter: Pantanal (1982)
7.O primeiro Globo Repórter completamente gravado e editado em fita foi ao ar no dia 10 de junho de 1982. ‘Garimpo de Serra Pelada’ foi realizado por José Hamilton Ribeiro, primeiro repórter do programa a aparecer no vídeo, e acompanhava o cotidiano de três homens que deixaram suas famílias – em Minas Gerais, no Maranhão e no Pará – para tentar a sorte no garimpo.
Globo Repórter: Garimpo de Serra Pelada (1982)
Globo Repórter: Garimpo de Serra Pelada (1982)
8.Algumas edições especiais do Globo Repórter foram feitas às pressas, como demanda o hard new. Assim explicou Jorge Pontual – editor-chefe do programa de dezembro de 1984 a dezembro de 1995 – ao Memória Globo: “A morte do Ayrton Senna não aconteceu numa sexta-feira, mas a gente fez um Globo Repórter especial e mobilizou os escritórios internacionais. Houve um mutirão de repórteres e editores. Quando necessário, a gente conseguia botar um programa bom no ar em pouquíssimo tempo”.
Globo Repórter: Chacrinha (1988)
9.Logo no começo da década de 1990, o Globo Repórter registrou uma aventura inédita: Glória Maria fez o primeiro voo de balão sobre as Cataratas do Iguaçu. A travessia, saindo do Brasil e pousando na Argentina, nunca tinha sido feita até então.
Globo Repórter: Passeio de balão sobre as Cataratas do Iguaçu (1990)
10.O jornalismo investigativo, com reportagens de denúncia, ganhou destaque no decorrer dos anos 1990, com a exibição de programas premiados, como ‘Desaparecidos Políticos’; ‘Caso Riocentro, 15 Anos Depois’; e ‘Caça à Fraudadora’.
Globo Repórter: Desaparecidos políticos (1995)
11.Para mostrar como vivem os esquimós e o impacto das mudanças climáticas, Ernesto Paglia e o repórter cinematográfico Marco Antônio Gonçalves fizeram duas expedições ao Ártico: em 1995 e 12 anos depois, em 2007.
Globo Repórter: Ártico (1995)
Globo Repórter: Groenlândia - 12 anos depois (2007)
12.A derrota do Brasil para a França na final da Copa de 1998 foi reflexo de um drama vivido horas antes do jogo: a dúvida se o atacante Ronaldo seria ou não escalado para a partida, após ter sofrido uma convulsão. No dia 17 de julho, Fátima Bernardes entrevistou o jogador, com exclusividade, para o Globo Repórter.
Globo Repórter: Entrevista exclusiva com Ronaldo após derrota na Copa (1998)
13.No dia 29 de abril de 2005, o Globo Repórter celebrou os 40 anos da TV Globo revelando os bastidores das produções dos programas de entretenimento e jornalismo da emissora. Para a ocasião, o apresentador Sérgio Chapelin deixou os estúdios pela primeira vez e foi visitar as gravações do infantil ‘Sítio do Picapau Amarelo’ nos Estúdios Globo.
Globo Repórter Especial: 40 Anos da TV Globo (2005)
14.A partir do dia 2 de dezembro de 2007, o telespectador começou a assistir à televisão com qualidade digital. O Globo Repórter do dia 07 de dezembro, sobre a Austrália, foi o primeiro a ser transmitido em HDTV.
Globo Repórter: Primeira transmissão em HD (2007)
15.Para celebrar 35 anos no ar, o Globo Repórter permitiu que os telespectadores escolhessem a pauta do programa de aniversário, através de sua página da internet. A edição exibida em 04 de abril de 2008 foi sobre ‘Saúde e Qualidade de Vida’.
Globo Repórter 35 anos: Saúde e Qualidade de Vida (2008)
16.Glória Maria retornou à TV Globo como repórter exclusiva do Globo Repórter em 2010, após quase dez anos como apresentadora do Fantástico e dois fora do ar – tirou licença para se dedicar a projetos pessoais. Brunei Darussalam, um país muçulmano conhecido como morada da paz, foi tema da reportagem de estreia, exibida em 9 de abril.
Webdoc jornalismo - Globo Repórter: Brunei - Estreia de Glória Maria (2010)
17.A série ‘Globo Repórter nos Céus do Brasil’ estreou no dia 18 de novembro de 2011. O projeto foi concebido para explorar e desvendar os segredos dos principais biomas brasileiros sob um ângulo diferente, a bordo de um imenso balão. O último programa da série foi exibido no dia 22 de junho de 2012.
Globo Repórter: Nos Céus do Brasil (2011)
Webdoc jornalismo - Globo Repórter: "Nos Céus do Brasil" (2011)
18.Em 2013, o Globo Repórter foi indicado ao Emmy Internacional, na categoria Atualidades, pela reportagem de Francisco José e do repórter cinematográfico Rogério Rocha sobre as rotinas e os rituais dos Enawenê-Nawê, uma tribo que vive isolada na Floresta Amazônica.
Globo Repórter: Homens Espíritos (2012) (Bloco 1)
19.Glória Maria desembarcou na Jamaica em 2016 e produziu um Globo Repórter sobre o país, levado ao ar no dia 1° de julho. A viagem ficou marcada por duas imagens: ela experimentou uma erva tradicional da Jamaica e andou em uma espécie de montanha-russa, o que rendeu caras e bocas que ficaram eternizadas na internet.
Comunidade Rastafári mais fechada da Jamaica não segue leis do país
Parque homenageia jamaicanos que disputaram Olimpíada de Inverno
20.Em 2017, Glória Maria afirmou ter vivido um dos maiores desafios de sua vida: saltou do maior bungee jump do mundo. A jornalista se aventurou em Macau, antiga colônia portuguesa na Ásia.
Glória Maria salta do maior bungee jump do mundo, em Macau
21.Sérgio Chapelin deixou a apresentação do Globo Repórter em setembro de 2019, depois de 23 anos ininterruptos à frente do programa. A partir do dia 4 de outubro, o jornalístico passou a ser apresentado por Sandra Annenberg e Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023 após uma luta contra um câncer.
Globo Repórter: estreia de Glória Maria e Sandra Annenberg (2019)
22.Na terceira semana de março de 2020, com a decretação da pandemia e a divulgação das regras sanitárias para evitar a propagação do coronavírus, Sandra Annenberg abriu o Globo Repórter do dia 20 falando dos desafios enfrentados naqueles tempos. Era um dos últimos programas inéditos dessa fase. Na quarta e última sexta-feira do mês, dia 27, o coronavírus foi tema central do Globo Repórter. A partir do mês de abril, o programa passou a exibir reprises e a ser apresentado apenas por Sandra Annenberg, pois Glória Maria fazia parte do grupo de risco para a Covid-19.
Coronavírus muda rotina dos brasileiros e preocupa autônomos
23.O primeiro programa inédito de Sandra Annenberg foi ao ar no Globo Repórter de 18 de dezembro de 2020, o último da temporada. As filmagens começaram antes da pandemia, no dia 27 de janeiro de 2020, e foram retomadas no final do mesmo ano. A edição falou sobre o tempo.
Correria e falta de tempo fazem parte da rotina de milhares de brasileiros