‘Prazer, Renata’: ser mulher no Brasil — com Dira Paes

Neste episódio, Renata Ceribelli entrevista Dira Paes, atriz que já interpretou papéis que representam as inúmeras faces da mulher brasileira. As duas conversaram sobre a construção das personagens na ficção e o que elas ensinaram para Dira.

Por Fantástico


Neste episódio, Renata Ceribelli recebe a atriz Dira Paes, para uma conversa sobre a representação da mulher brasileira nas telas. Reconhecida por interpretar os mais variados papéis femininos, Dira esteve no ar como Filó, em Pantanal, personagem que fez enorme sucesso na última novela das 9. As duas conversaram sobre os aprendizados da atriz no decorrer da sua carreira, que transformaram a Dira na mulher que é hoje. Dira também respondeu perguntas enviadas por ouvintes.

"É cabível para uma mulher brasileira um papel de mulher alicerce, uma mulher que tem que ter uma força para aguentar uma estrutura familiar inteira. É como se o nosso destino estivesse traçado para esse perfil e nos sentimos péssimas quando não conseguimos desempenhar esse papel", explica Dira.

'Prazer, Renata' com Dira Paes — Foto: Fantástico
Quando fiz a personagem Celeste, em 'Fina Estampa', que tinha um casamento caótico com o personagem do Alexandre Nero, teve um dia que o meu corpo não entendeu que aquilo era ficção. Você manda essas emoções para o seu corpo e ele acredita que é verdade. Em uma das cenas mais fortes que a gente fez, eu tive um cansaço, uma fraqueza. Passei mal, de ter que procurar o vaso mais próximo.
— Dira Paes, atriz

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Todo domingo tem episódio novo.