'Prazer, Renata': não reproduzir o machismo — com Lucinha Lins, Aline Borges e Rita Batista

Neste episódio, Renata Ceribelli conversa com a jornalista Rita Batista e as atrizes Lucinha Lins e Aline Borges sobre atitudes machistas que já reproduziram, muitas vezes sem perceber.


Infelizmente, não é incomum uma mulher utilizar um termo ou assumir um comportamento machista. Mas será que mulheres são machistas? Ou reproduzem o machismo, já que convivem com essa estrutura? Neste episódio do Prazer, Renata, Renata Ceribelli conversa com três mulheres de diferentes gerações - a jornalista Rita Batista e as atrizes Lucinha Lins e Aline Borges - sobre a desconstrução do machismo no cotidiano. As convidadas trocaram experiências e contaram como buscam educar os filhos e informar as pessoas para não reproduzirem o sexismo em suas vidas.

“Confesso, eu tenho dificuldades com essa sutileza machista. Eu sei o que é o machismo. A grosseria do machismo é fácil de perceber. Mas eu sou serviçal, por exemplo.", afirma Lucinha.

Reconhecida por interpretar a personagem Zuleica, de 'Pantanal', Aline comentou sobre uma cena da novela que fez sucesso nas redes sociais: "A Zuleica é mãe do Renato e ele estava assediando a Zefa. O discurso dele diz muito sobre a sociedade que a gente vive. Foi uma cena muito forte, a gente viu uma mãe colocando um filho no lugar dele, educando de maneira rígida e dizendo: "Na próxima vez que isso acontecer, eu mesma te denuncio".

As convidadas também conversaram sobre a rivalidade feminina, que fortalece o machismo.

Apresentadora do 'É de Casa', Rita Batista fez um alerta: "O que eu acho importante é que nós, mulheres, não rivalizemos. Não caiamos na raia do machismo, que faz com que a gente fique entrincheirada, que a gente guerreie entre nós, que a gente repita comportamentos que nós condenamos e sofremos como vítimas dessas práticas".

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.