'Prazer, Renata': a importância de aprender a controlar o que sentimos — com a neurocientista Claudia Santana

Neste episódio, a neurocientista Claudia Feitosa-Santana responde perguntas de ouvintes sobre o controle de sentimentos, além de explicar como podemos ter uma vida melhor a partir dos ensinamentos da neurociência.


A ciência garante que controlar os sentimentos não só é possível, como também é necessário para que tenhamos uma vida melhor. A neurocientista e professora Claudia Feitosa-Santana é autora do livro “Eu controlo como me sinto” e conversou com Renata Ceribelli neste episódio de 'Prazer, Renata' sobre o controle de nossas emoções.

Claudia destaca que a neurociência ensina que emoções e sentimentos são diferentes. E explica que a emoção está no corpo, ou seja, o estado físico, como a aceleração de batimentos cardíacos e suor nas mãos, por exemplo. O conjunto de emoções, e a interpretação delas, é o sentimento.

A neurocientista também respondeu perguntas de ouvintes e tirou dúvidas sobre ansiedade e como lidar com frustrações no dia a dia.

O seu sentimento só existe dentro da sua mente, você que é responsável por ele”
— Claudia Feitosa-Santana

Ouça outros episódios do 'Prazer, Renata':

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.