Febre do pistache: importações brasileiras triplicaram desde 2022

Importação passou de 350 toneladas para mais de mil em dois anos.


Onda verde do pistache triplica importações e aumenta oferta em docerias, mercados e fast-food

As importações brasileiras do pistache triplicaram desde 2022. Foram de 350 para mais de mil toneladas em 2024 - e olha que o ano nem terminou.

Nos doces, nos salgados, até nos cardápios dos restaurantes, gente, o fruto está em todas.

E o que aconteceu pra essa febre tomar conta do país? Tem panetone, torta, croissant, diferentes sabores de sorvete, trufa. Tudo de pistache.

Esse fruto verde e super nutritivo, originário das áreas montanhosas do Oriente Médio, está em todo lugar. Ainda não é cultivado no Brasil, mas a Embrapa quer começar a plantá-lo no Ceará a partir de 2027.

Os Estados Unidos e o Irã são os maiores produtores do mundo. O consumo do fruto é milenar. Há registros de que havia pés de pistache nos jardins suspensos da Babilônia.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.