Mala de bordo: saiba como escolher o modelo ideal para sua viagem

As malas de bordo são guardadas com os passageiros na cabine, por isso, elas devem ser pequenas e compactas.

Por Beatriz Nery, g1


Mala de bordo: saiba como escolher o modelo ideal para sua viagem — Foto: g1

A mala de bordo virou febre entre os viajantes por ser uma opção que pode ser transportada no bagageiro ou na cabine do avião sem a necessidade de despachar.

Para escolher o melhor modelo, é importante ficar atento a certos detalhes, como as dimensões da mala e o peso.

Na maioria das companhias aéreas as dimensões máximas permitidas são 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, contando as rodas e a manopla fechada.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas aéreas devem permitir que os passageiros levem 10 kg de bagagem de mão. Esse peso se refere tanto à mala de bordo, quanto a qualquer outro acessório, como bolsa ou notebook, por exemplo.

Os preços das malas de bordo, consultados nas principais lojas on-line no final de dezembro, variavam entre R$ 300 e R$ 750, dependendo do modelo.

Outros guias:

Mala de bordo Samsonite Vegas — Foto: g1

A mala de bordo Samsonite Vegas possui cadeado acoplado (TSA) e rodas duplas com giro 360º. É feita de policarbonato e tem zíper expansivo.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Sunside American Tourister — Foto: g1

A mala de bordo sunside American Tourister tem em sua composição, o polipropileno e roda duplas com giro 360º, o que permite estabilidade durante o deslizamento, segundo a fabricante.

Possui fecho com combinação de três dígitos com fechadura TSA acoplada.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo A5 Gladiador — Foto: g1

A mala de bordo A5 Gladiador é feita de fibra ABS, possui rodas duplas giratórias 360º e cadeado embutido com senha.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Athena Santino — Foto: g1

A mala de bordo Athena Santino tem em sua composição o ABS um material mais resistente e durável, segundo a fabricante. Além de quatro rodas duplas 360º para facilitar a mobilidade.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo 21089 Yins — Foto: g1

A mala de bordo 21089 Yins possui cadeado acoplado, rodas com giro 360º e é feita de ABS.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Petra Sestini — Foto: g1

A mala de bordo Petra Sestini é produzida com ABS texturizado e com forro 100% poliéster. Conta com quatro rodas com giro 360º e cadeado fixo.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo MF10149PK Luxcel — Foto: g1

A mala de bordo MF10149PK Luxcel tem em sua composição o ABS. Possui cadeado fixo com senha numérica e quatro rodas com giro 360º.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Saigon Polo King — Foto: g1

A mala de bordo Saigon Polo King é confeccionada com ABS. Conta com cadeado embutido e 4 rodas com giro 360º removíveis para evitar problemas durante a viagem, segundo a fabricante.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Berlin Roncalli — Foto: g1

A mala de bordo Berlin Roncalli possui cadeado embutido e zíper antifurto. É feita com material ABS e tem 4 rodas com giro 360º.

🛒 Onde comprar o produto:

Mala de bordo Jacki Design — Foto: g1

A mala de bordo Jacki Design contém rodinhas com giro 360º, trava de segurança embutida e é confeccionado com material ABS.

🛒 Onde comprar o produto:

Como escolher

O material da mala e das rodinhas também é um fator importante para se observar na hora da compra.

"Vai mais da preferência do cliente: a mala de tecido é uma alternativa porque você consegue prepará-la em pé, o que é bom para hotel com quarto pequeno. Já a mala de fibra você tem que preparar ela deitada, já que ela abre no meio”, explica Alexandre Cunera Bueno, gestor de pessoas e projetos da Be.Fix, empresa de consertos de malas e bolsas de viagens.

Material – No mercado você encontra malas fabricadas com materiais rígidos, como o policarbonato, polipropileno e o ABS ou as mais leves e maleáveis feitas de poliéster e nylon.

As primeiras oferecem mais resistência e durabilidade, segundo Alexandre Cunera Bueno. Já as malas de tecido se adaptam melhor ao bagageiro, pois podem ser amassadas se for necessário.

Rodinhas – As malas de bordo podem ser compostas por duas ou quatro rodinhas, que podem ser individuais ou duplas, que garantem mais estabilidade, segundo o especialista.

“As rodinhas com giro 360º facilitam o deslocamento e você pode conduzir do seu lado”, afirma Alexandre.

O material das rodas também faz diferença, já que uns são mais resistentes que outros. O policarbonato é mais difícil de quebrar do que modelos de plástico ou borracha.

Cadeado - É importante se preocupar com as travas da sua mala para evitar que ninguém abra a sua bagagem sem o seu consentimento.

Os cadeados com combinação numérica com TSA acoplado possuem um sistema que permite que agentes do departamento de segurança abram a sua mala para inspeção sem estragá-la.

Compartimentos – Na hora de escolher o modelo opte por malas com compartimentos internos que podem ajudar a organizar os seus itens. Existem malas com bolsos internos com ou sem zíper e outras com espaço para você guardar o seu notebook, por exemplo.

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.