O jovem Bredley Bremenkamp Barbosa, de 18 anos, que perdeu a primeira prova do Enem no último domingo (5) em Vitória devido a um atraso de um minuto, ganhou uma bolsa em uma faculdade para o curso de Administração em uma faculdade particular.
Em entrevista ao g1 nesta quinta-feira (9), Bredley disse que, ao receber o presente, inicialmente pensou que se tratava de uma brincadeira.
"Estudei de segunda a segunda e saí de lá [do local do exame domingo] frustrado. Depois me mandaram mensagem falando que queriam conversar comigo. No começo pensei que era brincadeira e depois a diretora da unidade conversou comigo e com minha mãe. Aí vi que era verdade", contou o jovem.
Bredley contou que no dia do exame saiu de casa, que fica no bairro São Pedro, em Vitória, três horas antes e, mesmo assim, não conseguiu chegar a tempo por causa do trânsito que dificultou que ele embarcasse a tempo em um coletivo.
"Estava muito trânsito. Nenhum ônibus passava, nenhum uber aceitava a corrida. Achei que os ônibus 072 e 073 que passam no meu bairro iam passar, mas não passaram. Por fim, embarquei em um ônibus, desci perto do Quartel de Maruípe e fui andando", relembrou Bledley.
Candidato chegou atrasado e perdeu a prova do Enem, Vitória
Primeiro da família a fazer faculdade
O jovem concluiu o ensino médio no ano passado em uma escola pública de Vitória e faria o Enem este ano pela primeira vez. No ano passado, ele não pôde fazer o exame devido a problemas de saúde.
Bredley contou que faz 19 anos no próximo dia 5 de dezembro e considera a bolsa um presente e tanto de aniversário. Ele mora com os pais e tem uma irmã e um irmão mais velhos, de 20 e 29 anos.
"Serei o primeiro da família a fazer faculdade. Está todo mundo feliz e eu estou bastante animado. É o que queria muito fazer. Pesquisei várias áreas e o que me chamou atenção foi essa", contou Bredley.
Bolsa gratuita é válida por um ano e pode ser renovada
A bolsa recebida pelo estudante é de Ensino à Distância (EAD) e é válida por um ano, podendo ser renovada. Marcela Feliz, gestora do pólo da Multivix em São Pedro, disse que teve a iniciativa de oferecer a bolsa ao jovem porque se sensibilizou com sua situação.
Depois de pedir ajuda a um morador da região, ela conseguiu o contato do jovem e entrou em contato com ele e a mãe. Segundo ela, a matrícula ficou agendada para a próxima segunda-feira (13).
"Acho que é mais do que merecido. Estou na comunidade e vejo a dificuldade da comunidade. Espero ajudar e que isso abra oportunidade pra ele fazer um estágio e desempenhar cada vez mais o estudo", disse Marcela.
O tempo de duração do curso de Administração é de quatro anos e depende da faculdade a renovação da bolsa de cada aluno. Questionada pela reportagem sobre os critérios necessários para a renovação das bolsas de estudos, a Multivix informou que isso depende do decorrer do ano letivo.