Montar uma empresa do zero ou comprar uma já existente: o que compensa mais

Especialistas orientam que, para negócios inovadores, o ideal é abrir uma empresa. Já para quem vai comprar uma já existente, recomenda-se um período de testes.

Por PEGN


Montar uma empresa do zero ou comprar uma já existente: o que compensa mais

Na hora de começar a empreender é comum ter muitas dúvidas. Uma que pode surgir é se vale mais a pena montar um negócio do zero ou comprar uma empresa que já exista.

Para negócios inovadores, o ideal é abrir uma empresa. Uma dupla de empreendedores, mãe e filho, começou a vender pijamas pela internet em 2011, quando pouca gente tinha e-commerce.

Os empresários registraram o domínio do site com o próprio nome do produto, o que facilitou as buscas pela internet. Para eles, a grande vantagem de começar do zero foi, justamente, poder construir a empresa.

Mas, montar um negócio precisa de planejamento. Eles ficaram um ano estudando o mercado antes de abrir a empresa, com a consciência de que novos negócios demoram para dar lucro.

Outro empreendedor preferiu comprar uma empresa que já estava no mercado: uma bicicletaria. Ele pagou R$ 100 mil pela compra, em 60 parcelas, com o próprio faturamento do negócio.

Ele aproveitou o período para melhorar o desempenho da empresa: cortou despesas pessoais do antigo dono e aumentou o faturamento com novidades.

A consultora de negócios Nadia Korosue afirma que, nesses casos, o ideal é fazer um período de testes antes de efetuar a compra, assinando uma carta de intenção e fazendo um test-drive por pelo menos três meses.

Pijama Online

Bicicletaria Ruvi Bike

NAK Consultoria

Plug Coworking