No dia em que o Menos30 Fest colocou inovação & tecnologia em pauta, nesta quarta-feira (10), o ‘Grandes Encontros’ olhou para a frente, sem colocar o presente em segundo plano. Apesar da certeza de que o “trabalho do futuro” será diferente, o palco lembrou que o “futuro do trabalho” também vai mudar, o que também vai depender de ações do agora.
Foi levando em conta essas duas situações que a apresentadora Titi Müller abriu o palco, em formato híbrido. No estúdio, a planejadora criativa e diretora de Conteúdo na Globo, Samantha Almeida; a cantora, compositora e fundadora da Nhaí, Raquel Virginia, e a gestora do Programa Senai de Ações Inclusivas, Adriana Barufaldi. À distância, o empresário e sócio fundador do Laboratório Fantasma, Evandro Fióti, completou a roda de conversa.
Mulher trans e negra, cantora, compositora, Raquel Virginia fundou a startup Nhaí, que tem o objetivo de contribuir para a inovação de projetos de comunicação e entretenimento com diversidade. No festival, ela apresentou sua crença em mudanças, mas alertou que isso vai depender muito de quem contrata.
“Existem dois termos que são pilares de um futuro próximo: proporcionalidade e equidade. É basicamente entrar num produto de entretenimento e perceber que o ecossistema inteiro dele foi pensado”, disse, citando a presença de pessoas trans e negras, por exemplo, que num universo de entretenimento não fica resumido ao “aparecer em frente às câmeras”, afirmou.
Fióti, que vem acompanhando as transformações ao longo dos anos, citou a própria presença de Samantha Almeida como diretora da Globo para falar da importância da diversidade em cargos de liderança.
“É um prazer ver que empresas, neste momento, estão dando passos concretos em relação a esse futuro que o Estado brasileiro tem deixado de lado”, afirmou.
E o agora?
Uma das principais lideranças femininas do Brasil ligadas à inovação e à diversidade no mercado de comunicação, Samantha compartilhou a própria trajetória ao entrar em outros temas, como representatividade, e ampliou a discussão. Para ela, não há como falar em futuro sem agir no presente.
“Quando eu tinha uns 12 anos, falávamos que éramos a geração do futuro: como ele seria desenhado, o que seria de nós... Quando olho para realidade, tendo a me perguntar menos sobre o futuro e mais sobre agora (...) Agora vão nascer as pessoas que vão construir esses lugares que a gente tanto espera”, explicou.
Para Adriana Barufaldi, um passo importante será tirar certas "vírgulas" e fazer com que os espaços sejam ocupados por todos.
“Tenho dito de forma reiterada: quando a gente olha para mundo do trabalho e educação, tem que entender que é um lugar para todos. Infelizmente a gente vive uma situação que é um lugar para todos, exceto esse ou aqueles”, exemplificou.
A apresentadora Titi Müller citou diversas vezes o filho, de um ano e quatro meses, ao falar de futuro. Ela imagina um cenário em que essas questões nem sejam tema de discussão, mas admite não prever como será o futuro profissional do menino.
“Ao mesmo tempo que tem tantas possibilidades fico pensando que a profissão do meu filho talvez nem exista”, disse.
Dia 3
O último ‘Grandes Encontros’ da nona edição do Menos30 Fest, nesta quinta-feira, 11, traz ao palco uma discussão sobre consumo e novos hábitos, a partir do tema “Novos humanos? Como vivem, o que consomem, para onde vão?”. O apresentador e jornalista Manoel Soares faz a mediação, a partir das 17h30, e recebe quatro convidados: a empreendedora Priscila Gama, o produtor cultural e audiovisual Raull Santiago, a atriz Ana Hikari e o educador financeiro Murilo Duarte, conhecido como Favelado Investidor.
Menos30 Fest - como assistir
Após abrir com o tema “novas formas de empreender”, terça-feira (9), o Menos30 Fest deu sequência à programação nesta quarta, 10, com discussões sobre “inovação & tecnologia”. O festival de educação empreendedora e inovação da Globo chega ao fim nesta quinta, 11, quando aborda “tendências da nova economia”. As atrações têm transmissão no g1 e na página do g1 no Youtube, todos os dias, a partir das 17h30.