Aplicativo ajuda a melhorar atendimento e gestão de barracas de praia

O cliente baixa o cardápio com o QR Code, faz o pedido e o barraqueiro prepara a entrega. O sistema evita filas e aglomerações.

Por Juliana Munaro


Aplicativo ajuda a melhorar atendimento e gestão de barracas de praia

Em tempos de pandemia, a tecnologia também ajuda quem trabalha para outra pessoa descansar. No litoral de São Paulo, barraqueiros de praia já usam aplicativos para o cliente fazer o pedido sem se aglomerar em filas.

A pandemia colocou todo mundo dentro de casa, esvaziou as ruas e também as praias. A renda do Wagner de Souza zerou. Ele é dono de uma barraca de praia em Camburi, São Sebastião, litoral de São Paulo.

Carlos Lino é sócio de uma empresa de tecnologia de Salvador que desenvolveu uma solução digital de gestão de pagamento para bares e eventos. Ele tem mais de 100 clientes em todo Brasil. Com a pandemia, o faturamento dele também caiu.

Com tudo parado, Carlos resolveu se isolar com a família na casa que tem no litoral de São Paulo, justamente onde o Wagner tem a barraca. Os dois já se conhecem há mais de 10 anos. O empresário percebeu que a tecnologia poderia ajudar esse pessoal que vende comida e bebida nas praias.

Carlos criou uma ação social, sem custo para os barraqueiros. Foram colocados totens na praia com QR Code. O cliente passa o celular, baixa o cardápio e faz o pedido que vai direto para o sistema da barraca.

O pagamento também é feito online. A tecnologia evita aglomeração e levou organização ao serviço de praia. “Me ajuda na questão de organização de afastamento e controle maior da barraca”, conta Wagner.

Os ambulantes pagam apenas a taxa de cartão. Uma versão paga está sendo criada para quiosques de praia. Hoje, cinemas drive-in também usam o aplicativo e pagam uma mensalidade. Com isso, a empresa do Carlos recuperou 10% do faturamento que tinha antes da pandemia.

“A gente já tem a solução de oito drive-ins em São Paulo e Curitiba e estamos falando com mais umas 10 oportunidades em diferentes frentes para aplicar a solução. E lá na praia uns quatro ou cinco colegas já vieram perguntar como é que faz”, diz Carlos.

Wagner acredita que a ferramenta vai ajudar durante o próximo verão: “É uma coisa que veio pra fica. No meu comércio na praia, às vezes você está ali parado, não vem ninguém e de repente chegam 20 pessoas e todo mundo quer a mesma coisa. Você consegue trabalhar com mais tranquilidade, maior qualidade e menor tempo de entrega”.

Zig Pay
Rua Funchal, 513 - Vila Olímpia
São Paulo / SP – CEP: 04551-909
Instagram: www.instagram.com/zigpay
www.zigpay.com.br

Barraca do Wagnão
Rua Alameda Antonio José Marques
Entrada 4 (em frente ao Campo de Futebol)
Praia de Camburi, São Sebastião / SP
Instagram: www.instagram.com/wagner.souza.5011/
https://wagnao.deliveryem.casa/home