A reforma da Previdência trouxe uma série de alterações nas regras para aposentadorias. Mas saber o tempo de contribuição atual continua sendo o primeiro passo para calcular quando será possível se aposentar.
A reforma da Previdência foi promulgada nesta terça-feira (12), quase 9 meses após chegar ao Congresso.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma ferramenta que permite consultar pela internet dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Através do site meuinss.gov.br e do aplicativo oficial Meu INSS, o contribuinte consegue consultar o histórico da sua história de trabalho e o tempo total de contribuição acumulado até o momento.
Passo a passo
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou o aplicativo oficial Meu INSS
- Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório e criar uma senha. É bom ter em mãos a Carteira de Trabalho, já que algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, como datas de recebimento de benefícios ou realização de contribuições e nomes de empresas onde trabalhou;
- Clique em Extrato de Contribuições (CNIS) para verificar o histórico de todas as contribuições, por vínculo empregatício ou recolhimento por conta própria;
- Caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, busque documentos (carteira de trabalho, carnês e guias de recolhimento) para pedir a correção e fazer o acerto quando pedir a aposentadoria;
- Em caso de dúvida, ligue para o telefone 135.
Tempo atual de contribuição
Embora ainda não disponibilize um sistema online para calcular a aposentadoria conforme as novas regras, a ferramenta do INSS permite conferir o tempo atual de contribuição na aba "Simular Aposentadoria".
Saiba como conferir o tempo atual de contribuição em anos, meses e dias:
- Clique em "Simular Aposentadoria";
- Escolha entre aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição;
- O sistema informará a data de entrada e saída de cada emprego ou vínculo com o INSS;
- Caso falte algum vínculo, o sistema permite adicionar manualmente outros períodos e os respectivos valores de contribuição;
- Após concluir o preenchimento, clique em "Calcular" e o site informará o tempo de contribuição em anos, meses e dias e se há direito à aposentadoria.
Questionado pelo G1 sobre a atualização da ferramenta, o INSS informou que os sistemas de concessão de benefícios "já estão sendo preparados para que as novas regras sejam implementadas" e que "de forma automática, os sistemas do INSS reconhecerão qual o melhor benefício devido ao segurado".
"Vale destacar que o segurado que tenha o direito adquirido, ou seja, já cumpra os requisitos para acesso aos benefícios na data de promulgação da Emenda Constitucional, terá seu benefício garantido pelas regras anteriores", informou o INSS.
A ferramenta do INSS também permite fazer agendamentos, solicitar benefícios e serviços e atualizar dados de contato. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.