Você já parou para pensar de onde vem o doce de leite?
Hoje em dia, a produção de doce de leite varia desde pequenos produtores artesanais até grandes indústrias. O processo pode envolver a mistura de leite fresco, açúcar e bicarbonato de sódio, com variações na proporção de ingredientes.
Nesta semana, o podcast "De onde vem o que eu como" conta onde fica a capital do doce de leite no Brasil, o aumento na exportação do doce e quais são os países que mais compram.
O podcast também explica que o doce pode ser usado no pré-treino. Por exemplo, para quem busca a hipertrofia, que é o aumento dos músculos.
🎧OUÇA o episódio (acima) e, abaixo, conheça mais sobre a história do doce de leite.
Histórias sobre a origem do doce
Bem, há várias histórias por trás da criação do doce de leite.
Uma delas aconteceu na Argentina, em 1829, durante um encontro entre inimigos políticos na residência do governador argentino Juan Manuel de Rosas. Na ocasião, uma funcionária se distraiu enquanto preparava uma bebida de leite e, açúcar e por acidente, acabou deixando passar do ponto, o que resultou numa textura próxima à do doce que conhecemos o hoje.
Outra história remonta à Índia antiga, quando nem mesmo existia o cultivo da cana-de-açúcar. Nesta região, foi criado um doce conhecido como "khoya", parecido com o doce de leite, feito com leite de ovelha ou de cabra e mel. Ele era adicionado na bebida par adoçar ou consumido como uma sobremesa pós refeição.
Segundo especialistas, buscar orientação profissional é essencial para assegurar uma alimentação saudável.
🥣 Propriedades nutricionais: o doce é fonte de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio. E vitaminas C, B6 e D. Porém, seu consumo deve ser moderado, principalmente devido ao alto teor de açúcar.
Leia também:
Ouça outros episódios do podcast:
Veja a série de vídeos do "De onde vem o que eu como":
De onde vem o que eu como: Mel
De onde vem o que eu como: morango
De onde vem o que eu como: flores comestíveis
De onde vem o que eu como: laranja