Brasileiro que é o melhor barista do mundo ensina a fazer o café perfeito em casa; veja vídeo

Umedecer o coador e a medida ideal para cada xícara servida, confira o modo ideal de fazer a bebida, segundo Boram Um, campeão do World Barista Championship (WBC) 2023, e seu irmão, Garam Um, melhor barista de café coado do Brasil e 3° lugar no World Brewers Cup 2023.

Por Vivian Souza e Fábio Tito, g1


Umedecer o coador e a medida ideal: aprenda a fazer café com os melhores baristas

Tem gente que faz o seu café por instinto, na base do olho, mas tem uma receita que pode deixar a bebida ainda mais saborosa.

Para mostrar como fazer o café perfeito, o g1 conversou com Boram Um, campeão do World Barista Championship (WBC) 2023 e seu irmão, Garam Um, melhor barista de café coado do Brasil, e 3° lugar no World Brewers Cup 2023. Assista ao vídeo acima e confira todos os passos.

💧O primeiro fator para ter o café coado perfeito é a qualidade da água, que deve ser, pelo menos, filtrada ou mineral. Garam conta que, para ganhar o 3° lugar do concurso mundial, construiu sua água do zero, acrescentando os minerais que considerava importantes.

🌡️Depois, pode colocar a água para ferver. Se conseguir controlar a temperatura, a ideal é entre 94°C e 96°C. É importante deixar as bolhas sumirem antes de ir para a próxima etapa.

🫗Talvez esse processo você não tenha costume de fazer: umedecer o coador, explica Garam. Apesar de poucas pessoas saberem, isso é importante para a bebida ficar mais limpa, sem o cheiro ou gosto que possam ser passados pelo papel.

🥄Na questão das medidas, os baristas recomendam uma colher de sopa do café e 100 ml de água por xícara que será servida, diz Boram.

🫖Na hora de coar, primeiro faça uma pré-infusão, que é umedecer o pó e esperar a água ser absorvida por ele, informa Garam. Depois de cerca de 30 ou 45 segundos, pode despejar o restante da água em movimentos circulares.

☕ Aí é só beber o seu café. O ideal, segundo os baristas, é tentar não colocar açúcar, porque ele modifica o sabor do fruto.

"O café tem uma doçura natural, ele tem suas características naturais e a gente não quer criar uma bebida desbalanceada. Então a ideia é que a gente aprecie a doçura natural do café e ainda é muito melhor para saúde", explica Boram.

LEIA TAMBÉM:

Saiba mais sobre café:

Brasileiro é eleito o melhor barista do mundo em competição

Sommelier de café: conheça o campeão em provar café especial

De onde vem o que eu bebo: o café especial que faz o Brasil ser premiado no exterior

Gente do campo: de lavrador a produtor, Ivan teve vida transformada por café especial

Gente do campo: ex-jogador do Vasco, Marquinhos Pavão cultiva a paixão pelo café especial