Falar, andar e se expressar como se fazia no século XIX: esses são alguns quesitos levados em conta em um concurso que busca encontrar um sósia de Machado de Assis. A competição está marcada para quinta-feira (12), na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB).
Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, foi escritor, poeta, dramaturgo e jornalista brasileiro. De romances a crônicas, o autor soma mais de 740 produções (leia mais sobre o autor abaixo).
Isabela Leite, da Biblioteca Central da UnB, conta que a ideia da competição surgiu logo após o concurso de sósia de Selton Mello viralizar nas redes sociais. 💡
"Pensamos em priorizar o carisma e a criatividade. Não basta apenas ser parecido [com Machado de Assis], queremos inovação", conta Isabela.
Três juradas vão usar critérios personalizados para avaliar a criatividade dos candidatos. Além da vestimenta, o júri também vai levar em consideração o "eu lírico machadiano", ou seja, o português do autor.
"O participante tem que falar algo super moderno, como: 'Estou morrendo de sono', usando o estilo rebuscado de Machado de Assis, diz Clara Moraes, uma das organizadoras do concurso de sósias.
👉Quer um exemplo, para falar que está com sono ao estilo "machadiano"❓
"Sinto-me acometido por um imenso cansaço que me lança nas garras do sono, quase como um abismo existencial", ajuda Clara Moraes.
📌As inscrições devem ser feitas na quinta-feira (12) na própria biblioteca, na Asa Norte, em Brasília. A competição está marcada para 13h.
📖O vencedor ganha uma edição capa dura do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos vendidos do autor.
Quem foi Machado de Assis
Globo Repórter - Machado de Assis - 01/11/2024
Machado de Assis nasceu em 1839, cresceu em uma família simples no Rio de Janeiro. O pai era um pintor, Francisco José de Assis, e a mãe, a lavadeira Maria Leopoldina.
O carioca tímido e reservado iniciou a carreira na literatura em 1855, quando começou a trabalhar como tipógrafo, tendo seu primeiro romance "Ressureição", publicado em 1875. Mas, mesmo sendo bem avaliado pelos críticos, o ele somente consolidou o reconhecimento no mundo literário a partir da publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
📚As obras de Machado de Assis foram traduzidas para mais de 20 línguas.
Para o mestre em literatura pela UnB, Guilherme da Silva, a obra do autor é atemporal e, mesmo sendo publicado há mais de trinta anos, ainda reflete as mesmas mazelas da sociedade atual.
"Machado de Assis consegue falar sobre a essência do ser humano ainda hoje, no século XXI. A obra do Machado, a cada redescoberta, propõe uma nova reflexão, um novo ensinamento e um novo mundo para o qual ele nos direciona", diz Guilherme.
VÍDEOS 📹
- 'BRUXO DO COSME VELHO': a história por trás do apelidado dado a Machado de Assis
'Bruxo do Cosme Velho': a história por trás do apelidado dado a Machado de Assis
- DA CASA ONDE NASCEU À POLÊMICA DO EMBRANQUECIMENTO: descubra curiosidades sobre a vida e a obra de Machado de Assis
A polêmica sobre a tentativa de embranquecimento de Machado de Assis
LEIA TAMBÉM:
- POLÊMICA MACHADIANA: Descubra curiosidades sobre a vida e a obra de Machado de Assis
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Machado de Assis ganha voz através de mecanismos tecnológicos
Leia outras notícias da região no g1 DF.